67
Revista O Cruzeiro
24 de Novembro de 1978
Página 104-105
Arquivo enviado pelo Amigo, Historiador e Pesquisador: Daniel Moratori
66
Revista O Cruzeiro
24 de novembro de 1978
Página 102-103
Arquivo enviado pelo Amigo, Historiador e Pesquisador: Daniel Moratori
65
Revista O Cruzeiro
02 de Abril de 1932
Pagina 33
Arquivo enviado pelo Amigo, Historiador e Pesquisador: Daniel Moratori
64
Avenida Brasil, quando, ainda, era mão dupla sentido fundos do Museu Mariano Procópio.
Atrás e acima do fusca, vê-se a Igreja /Paróquia Nossa Senhora Aparecida e abaixo dela, aquele imóvel de 5 janelas, acho que é a Casa do Compadre, fundada em 1915 - Avenida Barão do Rio Branco, 691.
Década de 1950.
Acervo Mauricio Lima Corrêa
63
Aspecto de paisagem de Igrejinha
Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor
Provavelmente década de 1950
Fonte: IBGE
62
Aspecto de paisagem de Igrejinha
Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor
Provavelmente década de 1950
Fonte: IBGE
61
Relevo entre Rosário e Benfica
Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor
Provavelmente década de 1950
Fonte: IBGE
60
Relevo entre Rosário e Benfica
Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor
Provavelmente década de 1950
Fonte: IBGE
59
Cedofeita Distrito da Cidade de Matias Barbosa
Estrada União Indústria
Antigo Frangão
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
58
Bairro São Dimas
Isaias Laval Comentou: Mata Krambeck à esquerda, curva acentuada para a direita. Esse trecho parece ser o da Curva da Miséria, com a Várzea do Euclides à esquerda logo em frente.
A foto foi tirada do princípio da Rua Olavo Bilac.
Elias Gabriel comentou: Curva da miséria na antiga B3.
Adilson Ferreira De Paiva Paiva comentou: Curva da Miséria
Que linda foto, expressiva e histórica.
O local em que foi construída a via de acesso Norte-Centro, antes da Avenida Brasil.
Salve melhor juízo. Neste exato ponto, se dá à junção das Ruas: Bernardo Mascarenhas com a Olavo Bilac. Ou seja, o limite entre os Bairros: Fábrica e Cerâmica. A foto é "emoldurada" pela enorme ribanceira do Bairro Esplanada (sentido centro) e a Várzea do Euclides (Bairro São Dimas); onde se faz a curva derradeira.
Na belíssima foto, percebe-se uma discreta trilha ou minha "ilusão de ótica". Praticamente, que seria um esboço da curva.
Um local emblemático na época dos anos 70, em que houve vários acidentes automobilísticos, com vítimas fatais.
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
57
Avenida Brasil entrada do Bairro JK
Podemos observar o Estádio do Tupynambás a esquerda do outro lado do Rio
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Podemos observar o Estádio do Tupynambás a esquerda do outro lado do Rio
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
56
Próximo a Fazenda Salvaterra
Estrada Salvaterra
Data não informado
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Estrada Salvaterra
Data não informado
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
55
Estrada União Indústria próximo Usina de Marmelos.
Parece se socorro a um ciclista vitima de atropelamento ou tombo
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Parece se socorro a um ciclista vitima de atropelamento ou tombo
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
54
Bairro Bandeirantes
Subida da Serra da Grama
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Subida da Serra da Grama
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
53
Bairro Nova Era
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek ônibus da V.S.F.L em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek ônibus da V.S.F.L em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
52
Bairro Nova Era
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek ônibus da V.S.F.L em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek ônibus da V.S.F.L em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
51
Bairro Nova Era
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek ônibus da V.S.F.L em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek ônibus da V.S.F.L em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
50
Bairro Nova Era
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Ônibus é da Viação TUNSAL e posteriormente V.S.F.L
Os bairros da zona norte eram atendidos por essa empresa em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Ônibus é da Viação TUNSAL e posteriormente V.S.F.L
Os bairros da zona norte eram atendidos por essa empresa em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
49
Bairro Nova Era
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Ônibus é da Viação TUNSAL e posteriormente V.S.F.L
Os bairros da zona norte eram atendidos por essa empresa em Novembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Ônibus é da Viação TUNSAL e posteriormente V.S.F.L
Os bairros da zona norte eram atendidos por essa empresa em Novembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
48
Bairro Nova Era
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Ônibus é da Viação TUNSAL e posteriormente V.S.F.L
Os bairros da zona norte eram atendidos por essa empresa em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Ônibus é da Viação TUNSAL e posteriormente V.S.F.L
Os bairros da zona norte eram atendidos por essa empresa em Dezembro de 1980
Acervo Adao Lucio Souza
47
Bairro Barreira do Triunfo
Avenida Juscelino Kubitschek
Provavelmente inicio da década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Avenida Juscelino Kubitschek
Provavelmente inicio da década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
46
Doutor Carvalho Araujo Diretor da Estrada em 1923
Terno escuro em primeiro plano da Fotografia
Acervo Elton Belo Reis
Terno escuro em primeiro plano da Fotografia
Acervo Elton Belo Reis
45
Sócios do Moto Club do Brasil, em 1913 na estrada União & Indústria sentido a Juiz de Fora
Acervo Elton Belo Reis
Acervo Elton Belo Reis
44
Planta e perfil longitudinal da estrada aquém Parahyba da Cia União e Indústria
O projeto de construção da estrada entre Petrópolis e Juiz de Fora, começou no ano de 1854 quando o Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage recebeu a concessão de 50 anos para a construção de custeio de uma rota que, partindo de Petrópolis, se dirigisse à margem do Rio Paraíba. Mariano Procópio criou então a Companhia União e Indústria, que deu nome à estrada. A obra exigia, entretanto, um esforço notável para os engenheiros e operários, já que a estrada era entrecortada por cursos d’água e pelas escarpas graníticas da serra do Taquaril. Mariano Procópio, então, contratou profissionais alemães. O brasileiro Antônio Maria Bulhões ficou responsável pelo trecho entre Petrópolis e três Rios, enquanto o alemão Keller assumia a responsabilidade do trecho Três Rios a Juiz de Fora, na época a Cidade do Paraibuna. Os trabalhos tiveram início em 12 de abril de 1856 com a presença do Imperador Dom Pedro II e a Família Imperial. O primeiro trecho a ser finalizado, inaugurado em 18 de abril de 1858, ligava Vila Teresa a Pedro do Rio, num total de 30.865 metros. De Pedro do Rio a obra seguiu até Posse, dois anos e 14 quilômetros depois. Finalmente, em 23 de junho de 1861, Dom Pedro II e representantes ilustres da Corte e da Companhia União Indústria percorreram em diligência os 144 quilômetros da primeira rodovia macadamizada brasileira, inaugurando a união entre Petrópolis e Juiz de Fora
Autor Bulhões, Antônio Maria de Oliveira
Fonte https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/429759
O projeto de construção da estrada entre Petrópolis e Juiz de Fora, começou no ano de 1854 quando o Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage recebeu a concessão de 50 anos para a construção de custeio de uma rota que, partindo de Petrópolis, se dirigisse à margem do Rio Paraíba. Mariano Procópio criou então a Companhia União e Indústria, que deu nome à estrada. A obra exigia, entretanto, um esforço notável para os engenheiros e operários, já que a estrada era entrecortada por cursos d’água e pelas escarpas graníticas da serra do Taquaril. Mariano Procópio, então, contratou profissionais alemães. O brasileiro Antônio Maria Bulhões ficou responsável pelo trecho entre Petrópolis e três Rios, enquanto o alemão Keller assumia a responsabilidade do trecho Três Rios a Juiz de Fora, na época a Cidade do Paraibuna. Os trabalhos tiveram início em 12 de abril de 1856 com a presença do Imperador Dom Pedro II e a Família Imperial. O primeiro trecho a ser finalizado, inaugurado em 18 de abril de 1858, ligava Vila Teresa a Pedro do Rio, num total de 30.865 metros. De Pedro do Rio a obra seguiu até Posse, dois anos e 14 quilômetros depois. Finalmente, em 23 de junho de 1861, Dom Pedro II e representantes ilustres da Corte e da Companhia União Indústria percorreram em diligência os 144 quilômetros da primeira rodovia macadamizada brasileira, inaugurando a união entre Petrópolis e Juiz de Fora
Autor Bulhões, Antônio Maria de Oliveira
Fonte https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/429759
43
Bairro São Mateus e futuro Cascatinha
Podemos ver que a subida da avenida Independência atual Avenida Presidente Itamar Franco a mesma foi feita sobre um aterro e logo acima a curva do Lacet
Década de 1970
Arquivo Histórico da UFJF
Acervo Valéria Faria
Podemos ver que a subida da avenida Independência atual Avenida Presidente Itamar Franco a mesma foi feita sobre um aterro e logo acima a curva do Lacet
Década de 1970
Arquivo Histórico da UFJF
Acervo Valéria Faria
42
Vista Aérea
Curva do Lacet
Ainda não existia o Bairro do cascatinha o acesso a 040,Shopping Independência, Ascomcer e o Hospital Monte Sinai
Provavelmente década de 1970
Arquivo Histórico da UFJF
Acervo Valéria Faria
Curva do Lacet
Ainda não existia o Bairro do cascatinha o acesso a 040,Shopping Independência, Ascomcer e o Hospital Monte Sinai
Provavelmente década de 1970
Arquivo Histórico da UFJF
Acervo Valéria Faria
41
Bairro Cascatinha
Curva do Lacet
Provavelmente 1973 ou 1974
Ainda não existia o Bairro do cascatinha e o acesso a 040, no alto no descampado em forma de triangulo atualmente é o Hospital Monte Sinai
Arquivo Histórico da UFJF
Acervo Valéria Faria
Curva do Lacet
Provavelmente 1973 ou 1974
Ainda não existia o Bairro do cascatinha e o acesso a 040, no alto no descampado em forma de triangulo atualmente é o Hospital Monte Sinai
Arquivo Histórico da UFJF
Acervo Valéria Faria
40
Estrada União & Indústria
Data provável final do século XIX
Acervo Humberto Ferreira
Data provável final do século XIX
Acervo Humberto Ferreira
39
Estrada União & Indústria
Podemos ver no detalhe uma diligencia atravessando
Data provável final do século XIX
Acervo Humberto Ferreira
Podemos ver no detalhe uma diligencia atravessando
Data provável final do século XIX
Acervo Humberto Ferreira
38
Acidente na MG - 126
Gustavo Mansur Moreira comentou:Tragédia, resultado de um racha entre um médico e um empresário que vitimou uma família inteira em 1996
Acervo João Carlos Da Silva
Gustavo Mansur Moreira comentou:Tragédia, resultado de um racha entre um médico e um empresário que vitimou uma família inteira em 1996
Acervo João Carlos Da Silva
37
Protesto de Caminhoneiros
Mariana Cruz comentou:Greve dos caminhoneiros B.R:040 paralisada
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Mariana Cruz comentou:Greve dos caminhoneiros B.R:040 paralisada
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
36
Carruagem Típica dos primeiros anos da Estrada União & Indústria
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira
35
Inauguração do trecho da BR 040 entre MG e Rio.
A foto, foi
tirada do lado de Minas Gerais, antes do viaduto sobre o Rio Paraibuna,
como se pode ver ao fundo da mesma.
Essa inauguração foi realizada bem na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais em 15 de junho de 1980. mas no lado Mineiro
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
34
Inauguração do novo trecho da BR 040
Cássio Geovane Moreno Comentou :Palanque montado para inauguração do novo trecho da BR 040 na divisa dos estados de MG/Rio com a presença de vários políticos e autoridades da época, como o Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo , Aureliano Chaves(governador de Minas Gerais), Francelino Pereira entre outros em
15 de junho de 1980Cássio Geovane Moreno Comentou :Palanque montado para inauguração do novo trecho da BR 040 na divisa dos estados de MG/Rio com a presença de vários políticos e autoridades da época, como o Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo , Aureliano Chaves(governador de Minas Gerais), Francelino Pereira entre outros em
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
33
Bairro Cerâmica
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Becton-Dickinson ou B.D como e conhecida
Carretas com contêiner
Provavelmente 1982
Acervo Maria Jose Grippi
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek
Becton-Dickinson ou B.D como e conhecida
Carretas com contêiner
Provavelmente 1982
Acervo Maria Jose Grippi
32
Estrada que liga Monte Verde a Rio Preto
Denise Pessoa comentou:Prefeito Dilermando Cruz inspecionando as obras da estrada ligando
Monte Verde (Juiz de Fora) a Rio Preto e que hoje tem seu nome em 1948
Acervo Denise Pessoa
Denise Pessoa comentou:Prefeito Dilermando Cruz inspecionando as obras da estrada ligando
Monte Verde (Juiz de Fora) a Rio Preto e que hoje tem seu nome em 1948
Acervo Denise Pessoa
31
Banda da Colônia Pedro II que tocou o hino nacional para o
Imperador D.Pedro II na solenidade de inauguração da Estrada União
Indústria , foi preparada poucos meses antes da inauguração da Estrada e
foi muito elogiada por todos que assistiram a solenidade...
Acervo Nilo Sergio Franck Franck
Fonte Eu amo Juiz de Fora
Acervo Nilo Sergio Franck Franck
Fonte Eu amo Juiz de Fora
30
Mapa do caminho Novo
Viagem de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro
Nesta época, uma viagem de Juiz de Fora até o Rio de Janeiro era uma aventura de pelo menos 3 dias
Data não informada
Fonte portalsaofrancisco
Viagem de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro
Nesta época, uma viagem de Juiz de Fora até o Rio de Janeiro era uma aventura de pelo menos 3 dias
Data não informada
Fonte portalsaofrancisco
29
Mirante da BR 040 em Janeiro de 1979
Acervo Jorge Couri
Acervo Jorge Couri
28
Mirante da BR 040 em Janeiro de 1979
Acervo Jorge Couri
Acervo Jorge Couri
27
Restaurante Barricão era localizado na BR:040 próximo a cidade de Santos Dumont
Atualmente é um posto de gasolina e tem o pachecão ali que dizem ter o melhor pão com linguiça
Data provável década de 1970
Acervo Geovana Johany
Atualmente é um posto de gasolina e tem o pachecão ali que dizem ter o melhor pão com linguiça
Data provável década de 1970
Acervo Geovana Johany
26
UNIÃO INDÚSTRIA
A estrada, inaugurada em 1861, por Dom Pedro II, ligava Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), percorrendo 114 km
Ela remontou o antigo Caminho Novo, fazendo que pela estrada pudessem passar carruagens, facilitando o acesso entre as duas cidades e principalmente para escoar a produção de café.
A estrada, inaugurada em 1861, por Dom Pedro II, ligava Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), percorrendo 114 km
Ela remontou o antigo Caminho Novo, fazendo que pela estrada pudessem passar carruagens, facilitando o acesso entre as duas cidades e principalmente para escoar a produção de café.
25
Bairro Vale dos Bandeirantes
O engenheiro Antônio Carlos Saraiva, formado pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1949
Em 1952, ele projetou e construiu o Bairro Vale dos Bandeirantes, hoje um dos mais populosos e importantes da cidade.
A estrada em destaque e a subida da serra da Grama como e popularmente conhecida
O engenheiro Antônio Carlos Saraiva, formado pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1949
Em 1952, ele projetou e construiu o Bairro Vale dos Bandeirantes, hoje um dos mais populosos e importantes da cidade.
A estrada em destaque e a subida da serra da Grama como e popularmente conhecida
24
Cachoeira de Marmelo
Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II
A Usina de Marmelos Zero foi idealizada por Bernardo Mascarenhas e construída pela CME (Companhia Mineira de Eletricidade), sendo inaugurada em 05 de setembro de 1889
Foi a Primeira Usina Hidro elétrica da América do Sul e inicialmente atendia somente Juiz de Fora e parte da Zona da Mata
Em 1980, foi incorporada pela CEMIG
A inauguração desta Usina veio se somar ao pioneirismo desta cidade que começou a ser escrito, primeiramente quando o Bandeirante Garcia Dias Paes traçou o chamado Caminho Novo que passava pela margem esquerda do Rio Paraibuna, que ligava o porto do Rio de Janeiro até a principal região mineradora (Vila Rica).
Ao logo deste Caminho, às margens do Paraibuna, foram erguidos pequenos povoados, como o Morro da Boiada, atual Bairro Santo Antônio, sendo locais de descanso dos tropeiros que passavam pela região
Foi através deste Caminho que efetivamente a História de Juiz de Fora se inicia
Juiz de Fora prosperou grandemente devido à cafeicultura; havia grandes fazendas de café que eram a base da economia local
Com a cafeicultura, novos investimentos foram trazidos para a cidade, como a Rodovia União Indústria, construída por Mariano Procópio Ferreira Lage e pela Companhia União Indústria
Com a inauguração desta Rodovia em 1861, ela trouxe consigo a mão de obra qualificada dos imigrantes; estes, após a conclusão da Rodovia, iniciaram o desenvolvimento do processo industrial da cidade, com a inserção de algumas fábricas
Posteriormente, com a construção da Estrada de Ferro “D. Pedro II” houve uma facilitação da comunicação entre a cidade e a Corte, que ficava neste momento no Rio de Janeiro
Outro beneficio da estrada foi a melhoria no escoamento da produção cafeeira da Zona da Mata Mineira até o porto do Rio
Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II
A Usina de Marmelos Zero foi idealizada por Bernardo Mascarenhas e construída pela CME (Companhia Mineira de Eletricidade), sendo inaugurada em 05 de setembro de 1889
Foi a Primeira Usina Hidro elétrica da América do Sul e inicialmente atendia somente Juiz de Fora e parte da Zona da Mata
Em 1980, foi incorporada pela CEMIG
A inauguração desta Usina veio se somar ao pioneirismo desta cidade que começou a ser escrito, primeiramente quando o Bandeirante Garcia Dias Paes traçou o chamado Caminho Novo que passava pela margem esquerda do Rio Paraibuna, que ligava o porto do Rio de Janeiro até a principal região mineradora (Vila Rica).
Ao logo deste Caminho, às margens do Paraibuna, foram erguidos pequenos povoados, como o Morro da Boiada, atual Bairro Santo Antônio, sendo locais de descanso dos tropeiros que passavam pela região
Foi através deste Caminho que efetivamente a História de Juiz de Fora se inicia
Juiz de Fora prosperou grandemente devido à cafeicultura; havia grandes fazendas de café que eram a base da economia local
Com a cafeicultura, novos investimentos foram trazidos para a cidade, como a Rodovia União Indústria, construída por Mariano Procópio Ferreira Lage e pela Companhia União Indústria
Com a inauguração desta Rodovia em 1861, ela trouxe consigo a mão de obra qualificada dos imigrantes; estes, após a conclusão da Rodovia, iniciaram o desenvolvimento do processo industrial da cidade, com a inserção de algumas fábricas
Posteriormente, com a construção da Estrada de Ferro “D. Pedro II” houve uma facilitação da comunicação entre a cidade e a Corte, que ficava neste momento no Rio de Janeiro
Outro beneficio da estrada foi a melhoria no escoamento da produção cafeeira da Zona da Mata Mineira até o porto do Rio
23
Diligência da Estrada União Indústria em 1864
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
22
Construção da Estrada União Indústria
Data não informado
Data não informado
21
Estrada
Local não informada em Maio de 1956
Acervo Olavo Bastos Freire
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
Local não informada em Maio de 1956
Acervo Olavo Bastos Freire
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
20
Estrada
Local não informada em Maio de 1956
Acervo Olavo Bastos Freire
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
Local não informada em Maio de 1956
Acervo Olavo Bastos Freire
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
19
Ponte João Carlos, estrada União Indústria
Foto e texto do álbum da Estrada União e Indústria, CONCER
Depois de uma descida assaz rápida, vamos transpor a última ponte, construída sobre nosso caminho. Esta ponte chama João Carlos, é de arcos de madeira
Esta obra é toda do francês, o Sr. Flajelat, engenheiro das minas, neste tempo vindo da França com licença temporária para o serviço da Companhia
Acervo Sérgio Brasil
Foto e texto do álbum da Estrada União e Indústria, CONCER
Depois de uma descida assaz rápida, vamos transpor a última ponte, construída sobre nosso caminho. Esta ponte chama João Carlos, é de arcos de madeira
Esta obra é toda do francês, o Sr. Flajelat, engenheiro das minas, neste tempo vindo da França com licença temporária para o serviço da Companhia
Acervo Sérgio Brasil
18
Industrialização
Juiz de Fora 1850 a 1930: Juiz de Fora surgiu como um pequeno arraial que se formou com o novo traçado introduzido no então caminho novo, às margens do Rio Paraibuna
O engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, em virtude de um contrato de 13 de maio de l837 com o Governo de Minas, para a abertura de um caminho entre Ouro Preto e o Rio Paraibuna, planejara e construíra a obra que se denominaria Estrada do Paraibuna.
Juiz de Fora 1850 a 1930: Juiz de Fora surgiu como um pequeno arraial que se formou com o novo traçado introduzido no então caminho novo, às margens do Rio Paraibuna
O engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, em virtude de um contrato de 13 de maio de l837 com o Governo de Minas, para a abertura de um caminho entre Ouro Preto e o Rio Paraibuna, planejara e construíra a obra que se denominaria Estrada do Paraibuna.
17
A Estrada União e Indústria, que entra para o Rank Brasil, foi a primeira Rodovia pavimentada do país, inaugurada em 23 de junho de 1861 pelo então imperador Dom Pedro II.
O trecho recordista liga Petrópolis – RJ a Juiz de Fora – MG. Construída com mão de obra de colonos alemães, a rodovia foi pavimentada pelo método macadame – piso composto por pequenas pedras, comprimidas de forma a se encaixarem umas nas outras.
Na época, a estrada teve grande importância para o escoamento da produção cafeeira da região, representando um grande avanço da técnica de engenharia no Brasil, uma vez que integrou e uniu os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais
A Rodovia também foi a primeira concedida à administração da iniciativa privada, sendo criada a empresa União e Indústria para explorar a área, inclusive cobrando pedágio dos usuários da rota. Com a construção da BR 040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília, passando por Juiz de Fora, alguns trechos da estrada recordista acabaram sendo absorvidos pela nova via.
O projeto da primeira rodovia pavimentada começou em 1854, quando o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage recebeu a concessão de Dom Pedro II por 50 anos, para a construção de custeio de uma rota que, partindo de Petrópolis, chegasse à margem do Paraíba.
Os trabalhos tiveram início em 12 de abril de 1856, com duração de quase de cinco anos, totalizando 144 quilômetros de extensão por oito metro de largura. Do total, 96 quilômetros ficavam no Rio de Janeiro e 48 quilômetros, no Estado de Minas Gerais.
Primeiro guia de viagens
A pavimentação da Estrada União e Indústria também deu origem ao primeiro guia de viagens do Brasil, escrito pelo alemão Revert Henrique Klumb, fotógrafo do imperador. Editado em 1872, o livro intitulado ‘Doze horas em diligência – guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora’ descrevia a viagem com textos e imagens.
O trecho recordista liga Petrópolis – RJ a Juiz de Fora – MG. Construída com mão de obra de colonos alemães, a rodovia foi pavimentada pelo método macadame – piso composto por pequenas pedras, comprimidas de forma a se encaixarem umas nas outras.
Na época, a estrada teve grande importância para o escoamento da produção cafeeira da região, representando um grande avanço da técnica de engenharia no Brasil, uma vez que integrou e uniu os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais
A Rodovia também foi a primeira concedida à administração da iniciativa privada, sendo criada a empresa União e Indústria para explorar a área, inclusive cobrando pedágio dos usuários da rota. Com a construção da BR 040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília, passando por Juiz de Fora, alguns trechos da estrada recordista acabaram sendo absorvidos pela nova via.
O projeto da primeira rodovia pavimentada começou em 1854, quando o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage recebeu a concessão de Dom Pedro II por 50 anos, para a construção de custeio de uma rota que, partindo de Petrópolis, chegasse à margem do Paraíba.
Os trabalhos tiveram início em 12 de abril de 1856, com duração de quase de cinco anos, totalizando 144 quilômetros de extensão por oito metro de largura. Do total, 96 quilômetros ficavam no Rio de Janeiro e 48 quilômetros, no Estado de Minas Gerais.
Primeiro guia de viagens
A pavimentação da Estrada União e Indústria também deu origem ao primeiro guia de viagens do Brasil, escrito pelo alemão Revert Henrique Klumb, fotógrafo do imperador. Editado em 1872, o livro intitulado ‘Doze horas em diligência – guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora’ descrevia a viagem com textos e imagens.
16
Trecho da União e Indústria, c. 1890
Obra reproduzida no livro “Caminhos do Rio a Juiz de Fora”.
Acervo Instituto Moreira Salles
Obra reproduzida no livro “Caminhos do Rio a Juiz de Fora”.
Acervo Instituto Moreira Salles
15
Gravura do século XIX com Trecho Estrada da União Indústria
Acervo Mauricio Lima Correa
Acervo Mauricio Lima Correa
14
Estrada do Bairro Benfica em 1950
A Avenida Juscelino Kubitschek tem este nome desde 1981
De 1973 até 1980 era a BR-040, pois não havia ainda a Rodovia de contorno de Juiz de Fora
De 1964 até 1973, a BR-040 chamava-se BR-135
Do final dos anos 40 até 64 era a famosa BR-3
Antes disso era simplesmente a continuação da Estrada União e Indústria
Acervo Ramon Brandão
A Avenida Juscelino Kubitschek tem este nome desde 1981
De 1973 até 1980 era a BR-040, pois não havia ainda a Rodovia de contorno de Juiz de Fora
De 1964 até 1973, a BR-040 chamava-se BR-135
Do final dos anos 40 até 64 era a famosa BR-3
Antes disso era simplesmente a continuação da Estrada União e Indústria
Acervo Ramon Brandão
13
Estrada união Indústria era uma e ainda e uma das principais saídas ou entradas para Juiz de Fora .
Onde esta localizada a primeira Hidrelétrica da América Latina
Data não informado
Onde esta localizada a primeira Hidrelétrica da América Latina
Data não informado
12
Uma das pontes da Rodovia União e Indústria, nome da estrada que foi inaugurada por Dom Pedro II em 23 de junho de 1861
Ligava Juiz de Fora ao Rio de Janeiro
Ligava Juiz de Fora ao Rio de Janeiro
11
Vista panorâmica
A esquerda o Bairro Furtado de Meneses e Vila Ozanan
A Rodovia é a Avenida Francisco Valadares (antiga União Indústria) e a estrada de terra é hoje a Avenida Brasil
Nesse local foi construído o Viaduto Casa Branca
A esquerda o Bairro Furtado de Meneses e Vila Ozanan
A Rodovia é a Avenida Francisco Valadares (antiga União Indústria) e a estrada de terra é hoje a Avenida Brasil
Nesse local foi construído o Viaduto Casa Branca
Década de 1960
10
Presidente Juscelino Kubitschek corta a fita em Juiz de Fora em primeiro de fevereiro de 1957
Início do seu deslocamento para o viaduto das Almas na BR 040
Início do seu deslocamento para o viaduto das Almas na BR 040
09
Estrada de terra batida entre Benfica e Rosário de Minas ao fundo a fazenda de Chico Donana
Data década de 1970
Acervo Mauricio Lima Correa
Acervo Mauricio Lima Correa
08
Ponte Americana, estrada União Indústria, próximo a usina de Marmelos
Foto e texto do álbum da Estrada União e Indústria, CONCER
Esta ponte despertou muito interesse na época, pois, apesar de ser em madeira, foi construída segundo o sistema denominado bow strings, empregado na construção de pontes de ferro.Seu vão era de 27m, sua largura era de 6,50m e suas vigas de cabeceira tinham 5m de altura.
Acervo Sérgio Brasil
Foto e texto do álbum da Estrada União e Indústria, CONCER
Esta ponte despertou muito interesse na época, pois, apesar de ser em madeira, foi construída segundo o sistema denominado bow strings, empregado na construção de pontes de ferro.Seu vão era de 27m, sua largura era de 6,50m e suas vigas de cabeceira tinham 5m de altura.
Acervo Sérgio Brasil
07
Estrada do Bairro São Pedro Agosto de 1955
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
06
Estrada do Bairro São Pedro Agosto de 1955
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
05
Estrada União Indústria, Usina de Marmelos
Data provável 1909
Data provável 1909
04
Estrada União Indústria, Usina de Marmelos
Data provável 1909
Data provável 1909
03
Estrada do Bairro Retiro ou da Grama
Acervo Fernando Mec
Acervo Fernando Mec
02
Bairro Benfica
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek em 1948 (quando se chamava Estrada União e Indústria).
O prédio na foto, estava sendo inaugurado e era o posto de fiscalização do Estado
Ficava localizado no centro da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek , entre a extinta Casa Oliveira e a estação ferroviária.
Acervo Vanderlei Dornelas Tomaz
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek em 1948 (quando se chamava Estrada União e Indústria).
O prédio na foto, estava sendo inaugurado e era o posto de fiscalização do Estado
Ficava localizado no centro da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek , entre a extinta Casa Oliveira e a estação ferroviária.
Acervo Vanderlei Dornelas Tomaz
01
Inauguração do trecho da BR 040
Cássio Geovane Moreno comentou:Inauguração do trecho da BR 040 na divisa entre Minas e Rio. A foto, foi tirada na cabeceira do viaduto sobre o rio Paraibuna do lado de Minas Gerais em
15 de junho de 1980Cássio Geovane Moreno comentou:Inauguração do trecho da BR 040 na divisa entre Minas e Rio. A foto, foi tirada na cabeceira do viaduto sobre o rio Paraibuna do lado de Minas Gerais em
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Sobre as fotos da inauguração da nova BR-040, uma correção de datas: não é década de 70, mas 15 de junho de 1980. Essa inauguração foi realizada bem na divisa dos estados do RJ e MG, mas no lado mineiro, onde se encontra um monumento
ResponderExcluirBom dia prezado Sergio Marinho
ExcluirMuito obrigado pela participação
Já acertei a data e os dados informados
Aguardamos pelo seu retorno em novas visitas com informações que muito somam com este resgate
Atenciosamente Curador Mauricio Lima Correa
Boa Noite, Maurício!
ResponderExcluirA qual trecho da Estrada União Indústria se refere a foto número 12? E qual o nome da ponte?
Bom dia Max
ExcluirRespondi sua pergunta pelo e-mail com fotografias e link
Um abraço
FOTO 47: Barreira do Triunfo, um dos bairros mais tristes da cidade. Tudo lá parece que parou no tempo. Se observarmos o bairro vamos constatar que basicamente pouco coisa mudou desde os anos 60. Durante a construção da Mercedes Benz, Barreira do Triunfo teve um relativo sucesso, por conta dos trabalhadores da construção civil. Uma vez concluída a obra, forçoso admitir, o bairro regrediu e atualmente não tem nem mais o posto de gasolina que funcionou durante décadas. Barreira do Triunfo até hoje depende do comércio de Benfica, que também não é lá essas coisas mais. O motel famoso dos anos 70 e o prostibulo com o sugestivo nome de uma famosa praia carioca também fecharam as portas, em um cenário que escritores como Nelson Rodrigues ou Gilberto Freire descreveriam como sendo a prova da decadência do lugar. Nas tardes quentes dos domingos de verão, as bicicletas se misturam aos cachorros de rua nas ruas empoeiradas e muitas vezes silenciosas do bairro. Um bairro que tinha um motel, um cemitério e uma igreja católica tinha de ser mesmo diferente.
ResponderExcluirBom Dia
ExcluirTenho que concordar com voce
Mas o bairro nao se desenvolveu por administraçoes municipais inificientes..
Tinhamos proximos ao Bairro a fabrica da Mercedes que se fosse tambem administrada e fizesse investimentos o bairro com certeza seria outro.
Abraço