101
Torre do Relógio da Praça da Estação onde podemos ver o Busto do Doutor João Penido, que da nome a Praça e é Tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
100
Torre do Relógio da Praça da. Estação
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
99
Torre do Relógio da Praça da. Estação
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
98
Torre do Relógio da Estação Ferroviária
Praça da Estação ou Praça Doutor João Penido
Década de 1960
Acervo Mauricio Lima Corrêa
97
Torre do Relógio da Estação Ferroviária
Praça da Estação ou Praça Doutor João Penido
Década de 1960
Acervo Mauricio Lima Corrêa
96
Cartão Postal
Praça da Estação ou Doutor João Penido
Podemos ver ao Fundo o Grande Hotel Renaissance
Atualmente Grande Hotel Renascença
Data não informado
Fotografia Colorizada por Fabiano Quixaba
Acervo Mauricio Lima Corrêa
95
Vista Aérea
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernardino
Podemos ver o Campo do Leopoldina e o ramal Ferroviário da extinta Leopoldina
Foto extraída da Revista o Lince de Janeiro de 1969
Acervo Humberto Amaral
94
Praça da Estação
Onde Podemos ver a Imponente Torre da Estação e uma Guarita da Guarda Civil e próximo os carros de praças como eram chamado os atuais TÁXI
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Onde Podemos ver a Imponente Torre da Estação e uma Guarita da Guarda Civil e próximo os carros de praças como eram chamado os atuais TÁXI
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
93
Praça da Estação
Grupo de Escoteiros
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Grupo de Escoteiros
Provavelmente década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
92
Praça da Estação
Fachada da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Fachada da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
91
Praça da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
90
Praça da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
89
Praça da Estação
Ônibus com carroceria Carbrasa de 1970
Foto de 1973
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Ônibus com carroceria Carbrasa de 1970
Foto de 1973
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
88
Vista Parcial
Praça da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Praça da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
87
Vista Parcial
Praça da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Praça da Estação
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
86
Praça da Estação
Hotel São Paulo em 1923
Acervo Elton Belo Reis
Hotel São Paulo em 1923
Acervo Elton Belo Reis
85
Vista Parcial
Praça da Estação
Inauguração do Armazém da Central do Brasil em 1923
Acervo Elton Belo Reis
Praça da Estação
Inauguração do Armazém da Central do Brasil em 1923
Acervo Elton Belo Reis
84
Praça da Estação em 1910
Excursão a Petrópolis
Acervo Elton Belo Reis
Excursão a Petrópolis
Acervo Elton Belo Reis
83
Praça da Estação
Estação Ferroviária
Viagem foi na Suíça em 1910
Acervo Elton Belo Reis
Estação Ferroviária
Viagem foi na Suíça em 1910
Acervo Elton Belo Reis
82
Praça Doutor João Penido
Visita do Presidente e Vice Presidente em 1902
Acervo Elton Belo Reis
Visita do Presidente e Vice Presidente em 1902
Acervo Elton Belo Reis
81
Associação Comercial
A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora foi fundada em 12 de Julho de 1896, fruto da conscientização dos comerciantes sobre a necessidade de haver união entre eles
A entidade não defendia apenas os interesses do comércio, mas também dos setores industrial e agropecuária, considerados síntese da capacidade de produção e enriquecimento da cidade. Com a reforma do estatuto em 5 de Julho de 1917, a ACEJF se solidifica e se torna mais forte.
Prova disso é a inauguração de sua sede própria, na Praça Doutor João Penido em 21 de Abril de 1918
Foto Provavelmente final da década de 1930
Fonte http://acejf.com.br/
Acervo Carlos Eduardo Silva Gonçalves
A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora foi fundada em 12 de Julho de 1896, fruto da conscientização dos comerciantes sobre a necessidade de haver união entre eles
A entidade não defendia apenas os interesses do comércio, mas também dos setores industrial e agropecuária, considerados síntese da capacidade de produção e enriquecimento da cidade. Com a reforma do estatuto em 5 de Julho de 1917, a ACEJF se solidifica e se torna mais forte.
Prova disso é a inauguração de sua sede própria, na Praça Doutor João Penido em 21 de Abril de 1918
Foto Provavelmente final da década de 1930
Fonte http://acejf.com.br/
Acervo Carlos Eduardo Silva Gonçalves
80
Associação Comercial em 1930
Rua Paulo de Frontin
Praça da Estação
Detalhe para a inscrição Partido Economista do Brasil
Acervo Carlos Eduardo Silva Gonçalves
Rua Paulo de Frontin
Praça da Estação
Detalhe para a inscrição Partido Economista do Brasil
Acervo Carlos Eduardo Silva Gonçalves
79
Praça da Estação Final da década de 1930
Foto Extraída do Livro Juiz de Fora em 2 Tempos
Livro Publicado pelo Jornal Tribuna de Minas
Acervo Mauricio Lima Correa
Foto Extraída do Livro Juiz de Fora em 2 Tempos
Livro Publicado pelo Jornal Tribuna de Minas
Acervo Mauricio Lima Correa
78
Praça da Estação
Associação Comercial
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Associação Comercial
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
77
Ex Presidente Lula em Comício
Praça da Estação
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Praça da Estação
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
76
Praça da Estação
Comício de Itamar Franco e José de Alencar
Governador de Minas e Senador
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Comício de Itamar Franco e José de Alencar
Governador de Minas e Senador
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
75
Praça da Estação
Grande Hotel Renaissance
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Grande Hotel Renaissance
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
74
Praça da Estação
Prédio da antiga Associação Comercial
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Prédio da antiga Associação Comercial
Data não informado
Acervo João Carlos Da Silva
73
Praça da Estação
Data provável década de 1950
Acervo João Carlos Da Silva
Data provável década de 1950
Acervo João Carlos Da Silva
72
Arredores da Praça da Estação
Parece enchente de 16 de Janeiro de 1906
Acervo João Carlos Da Silva
Parece enchente de 16 de Janeiro de 1906
Acervo João Carlos Da Silva
71
Praça da Estação
Comício de Fernando Collor de Mello e Itamar Franco
Candidato e Vice a Presidência da Republica
Década de 1980
Acervo João Carlos Da Silva
Comício de Fernando Collor de Mello e Itamar Franco
Candidato e Vice a Presidência da Republica
Década de 1980
Acervo João Carlos Da Silva
70
Praça da Estação
Discurso do Presidente João Figueiredo
Denise Pessoa comentou:Aureliano Chaves,Figueiredo,Francelino,Eliseu Rezende e atrás do Figueiredo é o Abi Ackel
Data e local não informado
Acervo João Carlos Da Silva
Discurso do Presidente João Figueiredo
Denise Pessoa comentou:Aureliano Chaves,Figueiredo,Francelino,Eliseu Rezende e atrás do Figueiredo é o Abi Ackel
Data e local não informado
Acervo João Carlos Da Silva
69
Vista Parcial de parte da Praça da Estação
Data Provável 1940/1950
Acervo João Carlos Da Silva
Data Provável 1940/1950
Acervo João Carlos Da Silva
68
Vista Parcial da Praça da Estação
Década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
67
Vista Parcial da torre da Estação
Década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
66
Praça da Estação em Outubro de 1969
Acervo e fotografia autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
Acervo e fotografia autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
65
Praça da Estação em Outubro de 1969
Acervo e fotografia autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
Acervo e fotografia autoria provável: Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
64
Locomotiva a Vapor ( Maria Fumaça ) na Estação Ferroviária Central do Brasil mais conhecida como Praça da Estação
As locomotivas a vapor apelidadas de "camelo" foram as últimas a serem baixadas. Segundo registros, a 700, teria sido uma das últimas a serem baixadas. Mas já estavam relegadas a serviços secundários de manobras,na foto a "camelo" 712
Data não informado
Acervo Hugo Caramuru
As locomotivas a vapor apelidadas de "camelo" foram as últimas a serem baixadas. Segundo registros, a 700, teria sido uma das últimas a serem baixadas. Mas já estavam relegadas a serviços secundários de manobras,na foto a "camelo" 712
Data não informado
Acervo Hugo Caramuru
63
Ao que parece ser a Estação Ferroviária Central do Brasil atual Praça da Estação ainda sem a torre principal.
A direita vemos uma chaminé que parece ser da Fiação e Tecelagem Bernardo Mascarenhas
Data não informado
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
A direita vemos uma chaminé que parece ser da Fiação e Tecelagem Bernardo Mascarenhas
Data não informado
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
62
Praça Doutor João Penido
Logo a direita esta o Hotel Avenida
Esquina da Praça da Estação com Rua Halfeld
Ja existia o Prédio do Credi-Real (Ver no meio da Foto a direita)
Década de 1930 ou 1940
Logo a direita esta o Hotel Avenida
Esquina da Praça da Estação com Rua Halfeld
Ja existia o Prédio do Credi-Real (Ver no meio da Foto a direita)
Década de 1930 ou 1940
61
Estação Central do Brasil
O prédio da Estação Central que servia à Estrada de Ferro D. Pedro II foi construído por iniciativa dos vereadores da Câmara. Sua construção foi resultado de uma longa luta. Embora a construção tenha se iniciado em 1871, diversos entraves burocráticos adiaram a conclusão da obra até 1877, quando foi inaugurada juntamente com as estações de Sobragy, Cedofeita, Retiro,Matias Barbosa.
O prédio, um dos mais significativos cartões postais de Juiz de Fora, foi e continua sendo um dos cenários preferidos para a realização de obras de artistas da cidade e de outras regiões. O edifício original da "Estação do Centro", inaugurado em 7 de julho de 1877, sofreu sua primeira intervenção de ampliação em 1883. Em 1902, ele adquiriu sua conformação atual seguindo esquemas compositivos da virada do século
Fonte amujf
O prédio da Estação Central que servia à Estrada de Ferro D. Pedro II foi construído por iniciativa dos vereadores da Câmara. Sua construção foi resultado de uma longa luta. Embora a construção tenha se iniciado em 1871, diversos entraves burocráticos adiaram a conclusão da obra até 1877, quando foi inaugurada juntamente com as estações de Sobragy, Cedofeita, Retiro,Matias Barbosa.
O prédio, um dos mais significativos cartões postais de Juiz de Fora, foi e continua sendo um dos cenários preferidos para a realização de obras de artistas da cidade e de outras regiões. O edifício original da "Estação do Centro", inaugurado em 7 de julho de 1877, sofreu sua primeira intervenção de ampliação em 1883. Em 1902, ele adquiriu sua conformação atual seguindo esquemas compositivos da virada do século
Fonte amujf
60
Próximo a Praça da Estação
Interior da Agencia Ford
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Interior da Agencia Ford
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
59
Próximo a Praça da Estação
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
58
Praça da Estação
Próximo a Fabrica Bernardo Mascarenhas
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Próximo a Fabrica Bernardo Mascarenhas
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
57
Praça da Estação
Fotógrafos próximo a Rua Paulo de Frontin
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Fotógrafos próximo a Rua Paulo de Frontin
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
56
Praça da Estação
Agencia Ford
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Agencia Ford
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
55
Praça da Estação
Agencia Ford
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Agencia Ford
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
54
Praça da Estação
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Humberto Ferreira
53
Praça da Estação
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Próximo a ponte da E.F.C.B
Acervo Humberto Ferreira
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Próximo a ponte da E.F.C.B
Acervo Humberto Ferreira
52
Busto de Henrique Guilherme Fernando Halfeld
Praça Doutor João Penido, conhecida popularmente como Praça da Estação, é uma importante e histórica praça em Juiz de Fora
Recebeu este nome em homenagem a um médico muito importante politicamente na cidade
Álbum do Município de Juiz de Fora de Albino de Oliveira Esteves
Praça Doutor João Penido, conhecida popularmente como Praça da Estação, é uma importante e histórica praça em Juiz de Fora
Recebeu este nome em homenagem a um médico muito importante politicamente na cidade
Álbum do Município de Juiz de Fora de Albino de Oliveira Esteves
51
Praça da Estação em Outubro de 1952
Acervo Bastos Barreto
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
Acervo Bastos Barreto
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
50
Praça da Estação
Bonde da linha Passos trafegando nas proximidades do Grande Hotel Renascença em 1939
Rua Paulo Frontin
Acervo Humberto Ferreira
Bonde da linha Passos trafegando nas proximidades do Grande Hotel Renascença em 1939
Rua Paulo Frontin
Acervo Humberto Ferreira
49
Enchente em 16 de Janeiro de 1906
Livro Inundações do Paraibuna em Juiz de Fora de H. de Araújo Goes de 1943
Acervo Adão Lúcio
Livro Inundações do Paraibuna em Juiz de Fora de H. de Araújo Goes de 1943
Acervo Adão Lúcio
48
Praça da Estação
Torre da mesma
Data Provável década de 1970
Torre da mesma
Data Provável década de 1970
47
Praça da Estação
Estação Ferroviária
Década de 1950
Estação Ferroviária
Década de 1950
46
E.F.C.B- Estação Ferroviária Central do Brasil
Provavelmente em 1907
Provavelmente em 1907
45
E.F.C.B- Estação Ferroviária Central do Brasil
Provavelmente em 1907
Provavelmente em 1907
44
Vista Parcial da Praça da Estação
Podemos ver no canto a antiga estação da central
Podemos ver no canto a antiga estação da central
Bem provável que seja alguma data próxima
de 1875
Inauguração da E.F.D.P.II aqui em Juiz de Fora
Acervo Ramon Brandão
Acervo Ramon Brandão
43
Vista Aérea
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernardino
Revista O Lince de 1969
Acervo Ramon Brandão
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernardino
Revista O Lince de 1969
Acervo Ramon Brandão
42
Vista Aérea
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernardino
Revista O Lince de 1969
Acervo Ramon Brandão
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernardino
Revista O Lince de 1969
Acervo Ramon Brandão
41
Praça da estação
Década de 1930
Acervo Ramon Brandão
Década de 1930
Acervo Ramon Brandão
40
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernadino
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira
Avenida Francisco Bernadino
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira
39
Praça João Penido e Estação Ferroviária
Acervo Marcelo Lemos
Acervo Marcelo Lemos
38
Praça da Estação em 02 de agosto de 1980
Observe na foto o início da terraplanagem para a construção do condomínio conhecido como "Minhocão".
Acervo João Batista de Araujo
Observe na foto o início da terraplanagem para a construção do condomínio conhecido como "Minhocão".
Acervo João Batista de Araujo
37
Praça da Estação
Enchente em 24 de Dezembro de 1940
Acervo Bianca Barreto
Enchente em 24 de Dezembro de 1940
Acervo Bianca Barreto
36
Enchente na Praça da Estação em 24 de Dezembro de 1940
Acervo João Carlos Matos de Medeiros
Acervo João Carlos Matos de Medeiros
35
Praça da Estação
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Foto tirada de cima da passarela da Rede Ferroviária
Acervo João Carlos Matos de Medeiros
Foto tirada de cima da passarela da Rede Ferroviária
Acervo João Carlos Matos de Medeiros
34
Praça Doutor João Penido
Praça da Estação em Março de 1980
Acervo Jorge Couri
Praça da Estação em Março de 1980
Acervo Jorge Couri
33
Praça Doutor João Penido
Praça da Estação em Março de 1980
Acervo Jorge Couri
Praça da Estação em Março de 1980
Acervo Jorge Couri
32
Praça da Estação
Associação Comercial em 1983
Acervo Ramon Brandão
Associação Comercial em 1983
Acervo Ramon Brandão
31
Praça da Estação
Rua Halfeld em 1981
Acervo Ramon Brandão
Rua Halfeld em 1981
Acervo Ramon Brandão
30
Praça da Estação
Rua Halfeld em 1981
Acervo Ramon Brandão
Rua Halfeld em 1981
Acervo Ramon Brandão
29
Praça da Estação
Rua Halfeld em 1982
Foto tirada de cima da passarela da Rede Ferroviária.
O prédio e a casa da frente foram demolidas em 1984
Acervo Ramon Brandão
Rua Halfeld em 1982
Foto tirada de cima da passarela da Rede Ferroviária.
O prédio e a casa da frente foram demolidas em 1984
Acervo Ramon Brandão
28
Praça da Estação
Príncipe Hotel em 1981
Acervo Ramon Brandão
Príncipe Hotel em 1981
Acervo Ramon Brandão
27
Praça da Estação
Provavelmente em 1965
Acervo Roberto Dornellas
Acervo Roberto Dornellas
26
Praça da Estação
Rua Halfeld em 1995
Cine São Luiz,Mercado Rei do Arroz
Acervo Professor Hiram
Rua Halfeld em 1995
Cine São Luiz,Mercado Rei do Arroz
Acervo Professor Hiram
25
Praça da Estação
Década de 1970
Acervo Mauricio Lima Correa
Década de 1970
Acervo Mauricio Lima Correa
24
Praça da Estação ou Doutor João Penido
em Dezembro de 1952
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
em Dezembro de 1952
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
23
Praça da Estação
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Bianca Barreto
Enchente de 24 de Dezembro de 1940
Acervo Bianca Barreto
22
Praça Doutor João Penido ou Praça da Estação
Data não informado
Acervo Ramon Brandão
Data não informado
Acervo Ramon Brandão
21
Praça Doutor João Penido
Parte baixa da Rua Halfeld e Rua Marechal Deodoro, conhecida popularmente como Praça da Estação, traz um passado de riqueza e representa uma fase da industrialização da cidade, portanto é uma importante e histórica praça em Juiz de Fora
A praça surgiu com a construção da Estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II em 1875, era porta de entrada da cidade, o transporte ferroviário era a principal via de acesso. Recebeu este nome em homenagem a um médico muito conhecido na cidade no século XIX, Doutor João Nogueira Penido
Parte baixa da Rua Halfeld e Rua Marechal Deodoro, conhecida popularmente como Praça da Estação, traz um passado de riqueza e representa uma fase da industrialização da cidade, portanto é uma importante e histórica praça em Juiz de Fora
A praça surgiu com a construção da Estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II em 1875, era porta de entrada da cidade, o transporte ferroviário era a principal via de acesso. Recebeu este nome em homenagem a um médico muito conhecido na cidade no século XIX, Doutor João Nogueira Penido
20
Praça da Estação em Junho de 1977
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
19
Praça da Estação em 1915
Pesquisa por Mauricio Lima Correa
A Praça da Estação foi considerada por longos anos lugar de fascínio e vida noturna exuberante. Um lugar de encontros e despedidas entre os casais e as famílias. Conheça um pouco da história desta praça quando ainda era conhecida como Largo da Estação.
A Praça Doutor João Penido, conhecida também como Praça da Estação de Juiz de Fora, pode ser considerada um elemento urbano importante, considerada reflexo do desenvolvimento da cidade, impulsionado pela Estrada de Ferro desde o final do século XIX.
Inicialmente a Praça surgiu como um largo na frente da parada de trem, chamada de estribo, por não chegar a ser considerada ainda uma estação. A ferrovia chegou à Juiz de Fora devido à iniciativa de Mariano Procópio, que foi nomeado pelo Imperador Dom Pedro II, diretor geral da Estrada União Indústria.
Mariano Procópio possuía o desejo de levar todas as construções para o mais próximo possível de suas propriedades, localizadas no atual bairro da cidade que leva seu nome. Assim, não foi diferente com a ferrovia, ele doou um terreno e logo iniciou a construção da primeira Estação Ferroviária a ser instalada em Juiz de Fora. Porém, segundo Lessa (1985), a população se revoltou, eles consideravam que a construção iria dificultar a vida dos habitantes, pelo fato da estação ser construída a quase 3 km do centro da cidade.
Esteves (1915) relata que diversas pessoas da cidade fizeram doações para a Câmara Municipal para que, primeiro, desapropriasse as casas que estavam construídas no local escolhido e, mais tarde, pudesse ser construída a Estação Ferroviária. Em 1880, a Câmara doou um terreno à Estrada de Ferro Dom Pedro II para que pudesse nascer o Largo da Estação.
Com uma área de aproximadamente 3760 m², fazendo divisa a leste com a Rua Paulo de Frontin, ao sul com a Rua Halfeld e a oeste com a Avenida Francisco Bernardino, a Praça da Estação possui em seu entorno uma série de edifícios históricos, alguns já foram relatados aqui no blog, que são importantes para a cidade, pois eles possibilitam o resgate de uma percepção da cidade pertencente ao final do século XIX.
O local onde foi instalada a estação foi considerado por longos anos lugar de fascínio e vida noturna exuberante. Era considerado lugar de encontros e despedidas, entre os casais e as famílias. Porém, a partir de 1985, com o fim das linhas de passageiros que faziam o trajeto Rio de Janeiro – Belo Horizonte, que eram consideradas de grande atração na cidade, e também o fim do fascínio pela população, veio à decadência dessa região da cidade. Assim, a Praça da Estação, no centro da cidade, passou a ser, popularmente conhecida, como “parte baixa” da cidade, pela população local. Até hoje, a praça guarda este aspecto de ser um local que no período diurno é utilizado como um local de passagem pelo juizforano e à noite é constantemente utilizada por segmentos marginalizados pela sociedade, considerados o “baixo meretrício” do município, como, os travestis, as garotas de programa e os mendigos..
Para a classe política a região, ainda é considerada como um dos locais favoritos para a realização dos comícios em campanhas eleitorais, por ter uma posição simbólica do passado e por sua dimensão. Um dos grandes acontecimentos políticos que já aconteceram nesse espaço, podemos citar o movimento das “Diretas Já”, como já foi apresentado nos informativos anteriores.
Pesquisa por Mauricio Lima Correa
A Praça da Estação foi considerada por longos anos lugar de fascínio e vida noturna exuberante. Um lugar de encontros e despedidas entre os casais e as famílias. Conheça um pouco da história desta praça quando ainda era conhecida como Largo da Estação.
A Praça Doutor João Penido, conhecida também como Praça da Estação de Juiz de Fora, pode ser considerada um elemento urbano importante, considerada reflexo do desenvolvimento da cidade, impulsionado pela Estrada de Ferro desde o final do século XIX.
Inicialmente a Praça surgiu como um largo na frente da parada de trem, chamada de estribo, por não chegar a ser considerada ainda uma estação. A ferrovia chegou à Juiz de Fora devido à iniciativa de Mariano Procópio, que foi nomeado pelo Imperador Dom Pedro II, diretor geral da Estrada União Indústria.
Mariano Procópio possuía o desejo de levar todas as construções para o mais próximo possível de suas propriedades, localizadas no atual bairro da cidade que leva seu nome. Assim, não foi diferente com a ferrovia, ele doou um terreno e logo iniciou a construção da primeira Estação Ferroviária a ser instalada em Juiz de Fora. Porém, segundo Lessa (1985), a população se revoltou, eles consideravam que a construção iria dificultar a vida dos habitantes, pelo fato da estação ser construída a quase 3 km do centro da cidade.
Esteves (1915) relata que diversas pessoas da cidade fizeram doações para a Câmara Municipal para que, primeiro, desapropriasse as casas que estavam construídas no local escolhido e, mais tarde, pudesse ser construída a Estação Ferroviária. Em 1880, a Câmara doou um terreno à Estrada de Ferro Dom Pedro II para que pudesse nascer o Largo da Estação.
Com uma área de aproximadamente 3760 m², fazendo divisa a leste com a Rua Paulo de Frontin, ao sul com a Rua Halfeld e a oeste com a Avenida Francisco Bernardino, a Praça da Estação possui em seu entorno uma série de edifícios históricos, alguns já foram relatados aqui no blog, que são importantes para a cidade, pois eles possibilitam o resgate de uma percepção da cidade pertencente ao final do século XIX.
O local onde foi instalada a estação foi considerado por longos anos lugar de fascínio e vida noturna exuberante. Era considerado lugar de encontros e despedidas, entre os casais e as famílias. Porém, a partir de 1985, com o fim das linhas de passageiros que faziam o trajeto Rio de Janeiro – Belo Horizonte, que eram consideradas de grande atração na cidade, e também o fim do fascínio pela população, veio à decadência dessa região da cidade. Assim, a Praça da Estação, no centro da cidade, passou a ser, popularmente conhecida, como “parte baixa” da cidade, pela população local. Até hoje, a praça guarda este aspecto de ser um local que no período diurno é utilizado como um local de passagem pelo juizforano e à noite é constantemente utilizada por segmentos marginalizados pela sociedade, considerados o “baixo meretrício” do município, como, os travestis, as garotas de programa e os mendigos..
Para a classe política a região, ainda é considerada como um dos locais favoritos para a realização dos comícios em campanhas eleitorais, por ter uma posição simbólica do passado e por sua dimensão. Um dos grandes acontecimentos políticos que já aconteceram nesse espaço, podemos citar o movimento das “Diretas Já”, como já foi apresentado nos informativos anteriores.
18
Praça Doutor João Penido
Praça da Estação em Julho de 1978
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
Praça da Estação em Julho de 1978
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
17
Rua Halfeld
Praça da Estação
Cine São Luiz reformado em 13 Maio de 1969
Acervo Edyr
Praça da Estação
Cine São Luiz reformado em 13 Maio de 1969
Acervo Edyr
16
Rua Halfeld
Praça da Estação
Reforma do Cine São Luiz em 16 Março de 1969
Acervo João Batista de Araújo
Praça da Estação
Reforma do Cine São Luiz em 16 Março de 1969
Acervo João Batista de Araújo
15
Rua Halfeld
Praça da Estação
Reforma do Cine São Luiz em 16 Março de 1969
Acervo João Batista de Araújo
Praça da Estação
Reforma do Cine São Luiz em 16 Março de 1969
Acervo João Batista de Araújo
14
Reforma do Cine São Luiz em 16 Março de 1969
Rua Halfeld
Praça da Estação
Acervo João Batista de Araújo
Rua Halfeld
Praça da Estação
Acervo João Batista de Araújo
13
Grande Hotel Renascença
Praça Doutor João Penido - 22
Década de 1970 ou princípio de 1980
Acervo Emanuel Silva ou Teixeira Neto
Praça Doutor João Penido - 22
Década de 1970 ou princípio de 1980
Acervo Emanuel Silva ou Teixeira Neto
12
Praça da Estação
Década de 1950
Acervo Marcelo José Lemos
Década de 1950
Acervo Marcelo José Lemos
11
Praça da Estação
Enchente de 16 de Janeiro de 1906
Enchente de 16 de Janeiro de 1906
10
Praça da Estação
30 mil pessoas vão para a Praça da Estação pedir eleições diretas para presidente em Março de 1984
Estiveram presentes políticos de todos os partidos de oposição, inclusive o governador Tancredo Neves
Acervo e Foto Beto Carreira
30 mil pessoas vão para a Praça da Estação pedir eleições diretas para presidente em Março de 1984
Estiveram presentes políticos de todos os partidos de oposição, inclusive o governador Tancredo Neves
Acervo e Foto Beto Carreira
09
Grande Hotel Renascença
Esquina da Rua Marechal Deodoro com a Praça da Estação
Acervo de Adriano MG
Esquina da Rua Marechal Deodoro com a Praça da Estação
Acervo de Adriano MG
08
Enchente em 16 de Janeiro de 1906
Região da Praça da Estação
Região da Praça da Estação
07
Hotel Renascença em 1907
O hotel é um dos primeiros edificados na Praça da Estação com data anterior a 1893, sua implantação repete o esquema remanescente do período colonial de alinhamento nas divisas frontal e laterais do terreno, em forma de “U”. A região da Praça da Estação foi marcada pela fixação de imigrantes que especializaram-se na prática comercial. O hotel abrigou hóspedes ilustres como os presidentes Arthur Bernardes e Getúlio Vargas
Representa um período do auge ferroviário, representado em Juiz de Fora pelo Largo da Estação que teve seu processo de decadência iniciado com a instalação das rodovias
O hotel é um dos primeiros edificados na Praça da Estação com data anterior a 1893, sua implantação repete o esquema remanescente do período colonial de alinhamento nas divisas frontal e laterais do terreno, em forma de “U”. A região da Praça da Estação foi marcada pela fixação de imigrantes que especializaram-se na prática comercial. O hotel abrigou hóspedes ilustres como os presidentes Arthur Bernardes e Getúlio Vargas
Representa um período do auge ferroviário, representado em Juiz de Fora pelo Largo da Estação que teve seu processo de decadência iniciado com a instalação das rodovias
06
Praça da Estação em 06 de Agosto de 1977
Acervo José Leite
Acervo José Leite
05
Praça da Estação em 1977
Fonte juizdeforasempre
Fonte juizdeforasempre
04
Enchente em 24 de Dezembro de 1940
Praça da Estação
Grande Hotel Renascença
Praça da Estação
Grande Hotel Renascença
03
Rua Halfeld
Próximo a Praça da Estação em 1935
Próximo a Praça da Estação em 1935
02
Praça da Estação
Década de 1930
Década de 1930
01
Postal publicado pelo jornal Tribuna de Minas em 2001
Foto de 1903 na atual praça da Estação
Foto de 1903 na atual praça da Estação
Boa tarde. Visitando essa deliciosa página não pude deixar de atentar à foto nº 27 (Praça da Estação) que, equivocadamente, consta como sendo de 1960. Pela análise dos veículos pode-se ver, à direita, um Aero Willys de modelo fabricado entre 1965 e 1968. Eu apostaria mais para 1965 em função dos demais veículos que são de ano próximo a este e não há nenhum outro, de marca ou modelo, mais recente.
ResponderExcluirAbraço.
Boa noite prezado Kikodomingo
ExcluirMuito obrigado pela participação e com certeza estarei atualizando
Volte sempre
Um Abraço