sábado, 14 de setembro de 2024

Bondes com 177 Fotografias

177
Os únicos Bondes que existiram para o transporte escolares para crianças no mundo ocorreu em Juiz de Fora
Esta é uma história do sistema ferroviário de Rua na segunda maior cidade (depois de Belo Horizonte), no estado brasileiro de Minas Gerais
Ele tem um nome peculiar. No século XIX um "Juiz de Fora" - Literalmente, Juiz de Fora - foi um Deputado magistrado que o governo Brasileiro designado para um lugar pequeno que não tem um sistema adequado judicial
Uma fazenda de propriedade de um de Juiz de Fora perto de Santo Antônio do Paraibuna, em Minas Gerais tornou-se conhecido por esse termo, e o termo acabou por ser aplicado à própria cidade
Fundada em 1865, Juiz de Fora está localizado na parte sul de Minas Gerais, a 150 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro
A População era de cerca de 20.000, em 1910, cerca de 200.000, em 1960, e é hoje um meio milhão.
Estrada de Ferro Dom Pedro II, linha de bitola mm do Rio de Janeiro chegaram a Juiz de Fora em 1875 (a ferrovia foi renomeado Central do Brasil em 1889) e o medidor de calibre EF Juiz de Fora a Piau (mais tarde Leopoldina Railway) abriu em 1884
Juiz de Fora foi a primeira cidade no estado de Minas Gerais a ter uma ferrovia rua, uma linha de animal alimentado inaugurada pelo Carril Ferro Bonds de Juiz de Fora em 15 de Março de 1881.
Acervo: João Resende, col. Ana Maria Ribeiro de Oliveira
176
Bonde com alunos da Escola Infantil
Este Bonde pode ter sido o único no mundo usado no transporte Escolar.
Foto tirada em uma Quarta-feira 22 de Abril de 1964.
Acervo: Acervo: João Resende, col. Ana Maria Ribeiro de Oliveira
175
Luiz Sampaio Rocha e amigos.
Partindo de Bonde para piquenique no Bairro Fábrica na cervejaria José Weiss em 31 de Julho de 1943.
Acervo Ana Lucia Pereira Rocha
174
Bairro São Mateus
Fotografia tirada no Jardim da entrada do Grupo Fernando Lobo
Da Esquerda para direita: Solange, Verinha, Gilita, Elizabeth e na toalha Ronaldo Ferreira no dia em que completou 8 meses de idade.
Pode se ver ao fundo o Bonde São Mateus, Passando ao fundo, á esquerda em 28 de Novembro de 1954.
Acervo Humberto Ferreira 
173
Ultima Viagem do Bonde em 10 de Abril de 1969
Gilson Costa comentou: Dia de péssima lembrança.
Abriram mão de um meio de transporte de suma importância para a população, em nome do famigerado progresso.
Com certeza os mais jovens não têm ideia da importância dos Bondes naquela época.
Acervo Mauricio Lima Corrêa
172
Avenida Barão do Rio Branco
Ao Fundo no Centro da Avenida o Abrigo de Bondes,(Parada- Ponto).
Década de 1960
Acervo Mauricio Lima Corrêa
171
Inicio do Transporte em Juiz de Fora 
Bondes Tração Animal 
Em 1880, foram  tomadas as iniciativas para dotar Juiz de Fora de um serviço de Bondes, por determinação de Feliz Schmidt e Eduardo Batista Roquete Franco. 
Os trabalhos começaram em 1881 e, já em 1883, duas eram as linhas disponíveis – Alto dos Passos/Estação e Rua do Espírito Santo/Mariano Procópio. 
Os Bondes eram movidos à tração animal. 
Com o progresso e o sucesso do emprego da energia elétrica, produzido pela usina pioneira na América do Sul os Bondes passaram a serem movidos a eletricidade.
Acervo e Texto Wilton Araújo
170
Bairro São Mateus
Rua Monsenhor Gustavo Freire
Abrigo de Bondes
Provavelmente Inicio da década de 1950
Acervo Humberto Ferreira
169
Avenida Barão do Rio Branco na altura do Parque Halfeld em 1959
Podemos ver o Edificio Ciampi
Bastos Britto JLuiz comentou: É de se notar a predominância de veículos importados. 
A antiga plataforma do ponto de bondes para os bairros, Mariano Procópio, Fábrica, Santa Terezinha, etc. 
Duas lotações ou pequenos ônibus mais usados no transporte para os Distritos municipais. 
Mas, podemos notar, que apesar da época eram muitos os veículos em circulação!
Acervo Hugo A Caramuru
168
Avenida Barão do Rio Branco
Corrida dos Garçons
Podemos ver o Abrigo ou Estação para os Bondes
Paulo Cezar Turatti comentou: Muitas atividades de Rua, alegres e festivas foram gradativamente desaparecendo, mas deixaram saudades.
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
 167
Avenida Barão do Rio Branco
Bonde do Bairro Santa Terezinha logo a frente da Parada para Bondes aguardando o embarque e desembarque de Passageiros, a esquerda o Prédio da antiga Prefeitura
Década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo

166
Bairro São Mateus
Paulo Cesar Teixeira Comentou: Este bonde, acho que está em frente à Fundação João de Freitas
Mais abaixo está a Rua Mamoré, onde morei em 1951 a 1955
Provavelmente inicio da década de 1950
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo 
165
Em 1880, foram  tomadas as iniciativas para dotar Juiz de Fora de um serviço de bondes, por determinação de Feliz Schmidt e Eduardo Batista Roquete Franco. Os trabalhos começaram em 1881 e, já em 1883, duas eram as linhas disponíveis – Alto dos Passos/Estação e Rua do Espírito Santo/Mariano Procópio. Os bondes eram movidos à tração animal. Com o progresso e o sucesso do emprego da energia elétrica, produzido pela usina pioneira na América do Sul
Acervo e Texto Wilton Araújo 
164
Bairro São Mateus
Rua Monsenhor Gustavo Freire - 75
Garagem de bondes onde é hoje a CESAMA
Acredito que seja uma oficina de manutenção da Frota de Bondes
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo  
163
Bairro São Mateus
Rua Monsenhor Gustavo Freire - 75
Garagem de bondes onde é hoje a CESAMA
Acredito que seja uma oficina de manutenção da Frota de Bondes
Provavelmente década de 1960
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo  
162
Mapa das Linhas de Bonde em Juiz de Fora
Fonte adaptado de Miranda em 1990
Fonte http://www.ufjf.br/latur/files/2011/07/O-PROCESSO-URBANO-DE-JUIZ-DE-FORA-_-MG.pdf  
161
Bonde da linha do Bairro São Mateus
As meninas do Bonde
Elas tinham habilidades como as nossas para viajarem e pularem nos estribos do Bonde
Esse Bonde é o 25, aquele que está jogado, descaracterizado e mal tratado, no Parque da Lajinha 
Década de 1960
Acervo e Texto José Luiz Britto Bastos
160
Inauguração dos Bondes
A história dos Bondes em Juiz de Fora tem início em 1880, quando os Senhores Félix Schmidt e Eduardo Batista Roquete Franco, assinam contrato com o Governo Provincial, para construção e uso de uma linha férrea para carrís urbanos(Bondes) com tração animal, com privilégio exclusivo por 60 anos.
Eles constituíram a Companhia Ferrocarril Bondes de Juiz de Fora, e enviaram requerimento a câmara municipal, solicitando licença para instalação de trilhos, requerimento que foi deferido pela câmara naquele mesmo ano.
A primeira linha foi inaugurada em 15 de novembro de 1881, utilizando bondes puxados por burro, o trajeto compreendia as ruas do Imperador, Halfeld, do Comércio, Espírito Santo e Direita
Em 1882, a linha foi expandida em direção a Estação Mariano Procópio.
Foto Extraída do Álbum do Município de Juiz de Fora de Albino de Oliveira Esteves de 1915
Acervo Mauricio Lima Correa
159
Represa Doutor João Penido
Bonde Abandonado,virando sucata
Provavelmente inicio da década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo 
158
Represa Doutor João Penido
Bonde Abandonado,virando sucata
Provavelmente inicio da década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
157
Vista Parcial
Bonde elétrico na Avenida Barão do Rio Branco
Próximo ao Parque Halfeld em 1944
Podemos ver ao Fundo um posto de combustível,bem como o Colégio Mineiro que foi demolido e atualmente se encontra instalado o Fórum Benjamim Colucci
Acervo Mauricio Lima Correa
156
Avenida Barão do Rio Branco nas proximidades do Parque Halfeld em 1914
Grande movimentação de Populares a espera de embarque nos Bondes
Acervo Elton Belo Reis  
155
Bonde servindo de enfeite, praticamente destruído
Local não informado
Provavelmente década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo 
154
Vista Parcial
Avenida Barão do  Rio Branco
Podemos ver ao Fundo o Parque Halfeld
Década de 1940
Acervo Elton Belo Reis  
153
Inauguração da linha de Bondes da Tapera em 1913
Na foto autoridades e população
Acervo Elton Belo Reis 
152
Inauguração da linha de Bondes da Tapera em 1913
Na foto condutores e Motorneiros
Acervo Elton Belo Reis 
151
Bairro Fabrica
Ferias escolares
Alunos fazem excursão
Registro da saída do Bonde no Parque Weiss, incluindo uma Banda de Musica em 1914
Acervo Elton Belo Reis  
150
Balthazar Remes e Albertino Lopes
Condutores de Bonde de Juiz de Fora em 1914
Um trabalhava com a manivela e o outro com o relógio
Eram muito queridos pela sociedade
Acervo Elton Belo Reis   
149
Bilhete ou Passagem de Bonde
Dava acesso a uma das viagens desse meio de transporte que deixou saudades em Juiz de Fora
Acervo e Texto Vanderlei Dornelas Tomaz 
 148
Avenida Barão do Rio Branco em 1950
Acervo Carlos Eduardo Silva Gonçalves  
147
Inauguração dos Bondes Elétricos
Charges e deboches políticos em 1904
Acervo Elton Belo Reis
146
Foto Extraída do Álbum do Município de Juiz de Fora de Albino de Oliveira Esteves de 1915
Acervo Mauricio Lima Correa    
145
Avenida Barão do Rio Branco
Bonde do linha Bairro Bom Pastor se aproximando do abrigo para Bondes
Década de 1960
Acervo Josete Masini Sampaio 
144
Avenida Barão do Rio Branco
Bonde da linha Bairro Bom Pastor no abrigo para Bondes
Década de 1960
Acervo Josete Masini Sampaio 
143
Avenida Barão do Rio Branco
Bonde no abrigo para Bondes
Década de 1960
Acervo Josete Masini Sampaio 
142
Avenida Barão do Rio Branco
Movimentação de passageiros
Parada Central dos Bondes em 1960
Foto Extraída do Livro Foto 11 de Agosto de 2011
Coordenação Toninho Dutra
Autor da Fotografia Roberto Soares Gomes
Acervo Mauricio Lima Correa  
141
Avenida Barão do Rio Branco
Trilho dos Bondes em noite de chuva em Fevereiro de 1969
Foto Extraída do Livro Foto 11 de Agosto de 2011
Coordenação Toninho Dutra
Autor da Fotografia Roberto Soares Gomes
Acervo Mauricio Lima Correa  
140
Avenida Barão do Rio Branco
Chegada do Asfalto em 1969
Foto Extraída do Livro Foto 11 de Agosto de 2011
Coordenação Toninho Dutra
Acervo Mauricio Lima Correa  
139
Avenida Barão do Rio Branco
Embarque desembarque de Passageiros no Bonde
Em destaque o Prédio da antiga sede da Prefeitura
provavelmente década de 1950
Acervo João Carlos Da Silva   
138
Bonde Lotado em sua ultima viagem em 10 de Abril de 1969
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo  
 137
Bonde Lotado em sua ultima viagem em 10 de Abril de 1969
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo  
136
Bonde Lotado em sua ultima viagem em 10 de Abril de 1969
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo 
135
Bonde em 1965
Avenida Barão do Rio Branco
Acervo Maria De Fátima Pinheiro Calixto 
134
Interior dos Bondes (Propagandas).
Provavelmente década de 1960
Acervo Humberto Ferreira 
133
Quepe de Motorneiro de Bonde ou Condutor
Data não informado
Acervo Alvino Sandokan  
 132
Bondes no abrigo de Bondes
O empreendimento, com a compra da Companhia Ferrocarrial Bondes de Juiz de Fora,foi tão bem-sucedido que, na década de 1930, a C.M.E. já fabricava seus próprios bondes. A partir de 1954, no entanto, o serviço foi assumido pelo Departamento Autônomo de Bondes.
A partir dos anos 50, a C.M.E. entrou em decadência e o ritmo de produção de energia não acompanhou a demanda, o que, de certa forma, acabou afetando o progresso de Juiz de Fora. Em 1980 a companhia foi absorvida pela CEMIG.
Pelo seu incontestável valor histórico, os remanescentes da Companhia Mineira de Eletricidade, foram tombados pelo poder público. Foi integrado ao Patrimônio Municipal, o edifício da Companhia, localizado na Rua Espírito Santo, 467 (Castelinho), o anexo, construído na década de 1920, seguindo mesma linguagem arquitetônica, além da primeira usina hidrelétrica, transformada em museu.
Data não informada
Fonte 1.bp.blogspot
 131
A estação de Mariano Procópio tinha bitola mista em 1915
Esperando a partida do ramal para Bom Jardim de Minas, da Viação Sapucaí (depois RMV).
Mais tarde construíram o ramal partindo mais ao norte, de Benfica, em bitola larga, e o ramal alcançou apenas Lima Duarte
Notar os bondes à direita
Foto do Álbum de Juiz de Fora, Albino Esteves, 1915
Fonte estacoesferroviarias
130
Bonde de tração animal
Em 15 de novembro de 1881 é inaugurado o serviço de transporte de passageiros por Bondes de tração animal em Juiz de Fora
Foram usados inicialmente dois veículos
A imagem mostra um flagrante da inauguração do serviço
Fonte radialistaleodeoliveira 
129
Residência da Família Quinet
Avenida Barão do Rio Branco esquina com a Espírito Santo
Década de 1930  
128
Acidente na Rua Paulo de Frontin em 1922  
 127
Rua Marechal Deodoro esquina com a Avenida Barão do Rio Branco
Revista O Lince
Data não informado
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo  
126
Abrigo de Bondes
Data e local não informado
125
Primeiro Bonde montado nas oficinas da Companhia Mineira de Eletricidade em 15 de Outubro de 1920
O nome de algumas pessoas estão identificadas na Foto
Acervo Humberto Ferreira 
124
Primeiro Bonde montado nas oficinas da Companhia Mineira de Eletricidade em 15 de Outubro de 1920
Acervo Humberto Ferreira 
123
Parque da Lajinha
Os Bondes começaram a circular na cidade em 1881 e com a sua extinção, em 1969, duas unidades foram preservadas, assim como um macaco hidráulico. Encontram-se em área coberta e cercada
122
Praça da Estação
Bonde da linha Passos trafegando nas proximidades do Grande Hotel Renascença em 1939
Rua Paulo Frontin
Acervo Humberto Ferreira  
 121
Antigo artigo sobre os Bondes em Juiz de Fora
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira  
 120
Bonde
Avenida Barão do Rio Branco esquina com a Rua Halfeld em julho de 1963
Acervo Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo 
 119
Ultima viagem do Bonde em 10 de Abril de 1969
Saiu o Bonde do Abrigo Dilermano Cruz em frente ao Edifico Brumado
Aparecem na Foto: Décio Souza Ferreira , Mario Eugênio Mendes, Mauricio (Corretor),Gastão Joaquim de Souza
Acervo Humberto Ferreira  
118
Ultimo dia do Bonde em 10 de Abril de 1969, em frente a antiga Maternidade Terezinha de Jesus, hoje Shopping São Mateus
Acervo Hugo Ribeiro de Almeida 
117
Bonde em Local não informado
Data provável década de 1960
Acervo Ramon Brandão
116
Bonde da Escola Infantil
Avenida Barão do Rio Branco
Podemos ver o prédio da CESAMA em construção
Data provável década de 1960
Acervo Ramon Brandão
115
Bonde Infantil
Gustavo Mansur Moreira comentou: Avenida Barão do Rio Branco em Abril de 1964
Acervo Rogério Gomes  
114
Bonde doado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, durante a gestão Itamar Franco, à escola Monsenhor Gustavo Freire, fazendo a alegria dos alunos (as).
Acervo Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
113
Avenida dos Andradas
Bonde em Maio de 1965
Acervo Jorge Couri
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo  
112
Bairro São Mateus
O serviço de transporte por bondes em Juiz de Fora foi eletrificado em 1906, tendo sido adotada a bitola de 0,914m, um padrão pouco comum
Na imagem vemos o Bonde São Mateus estacionado no ponto final da linha em 1960 
 111
Administração Municipal Itamar Franco derrubada do terminal central dos Bondes próximo do Parque Halfeld
Avenida Barão do Rio Branco
Final da década de 1960
Em minha opinião este foi um dos maiores erros que uma administração publica cometeu com a retirada dos trilhos que hoje poderiam estar sendo usada para V.L.T.S 
110
Bonde na Avenida Barão do Rio Branco
Data provável década de 1930
Podemos ver a antiga Prefeitura e também a Rua Halfeld 
 109
Ultimo dia do Bonde em 10 de Abril de 1969, saindo da Rua Oswaldo Aranha e entrando na Rua São Mateus. Padaria Trigo Frios em construção
Acervo Hugo Ribeiro de Almeida 
108
Retirada dos Trilhos onde circulavam os Bondes
Avenida Barão do Rio Branco
Governo Itamar Franco
Final da década de 1960
Acervo Roberto Dornellas
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
107
Retirada dos Trilhos onde circulavam os Bondes
Avenida Barão do Rio Branco
Governo Itamar Franco
Final da década de 1960
Acervo Roberto Dornellas
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
 106
Bonde
Avenida Barão do Rio Branco com Rua Oswaldo Aranha em 1969
105
Avenida Barão do Rio Branco em 1945
Acervo Marcelo Lemos  
104
Avenida Barão do Rio Branco em 1944
Acervo Marcelo Lemos  
103
Ultima viagem do Bonde uma Quinta Feira ,10 de Abril de 1969
Rua Oswaldo Aranha em direção a Avenida Barão do Rio Branco
Acervo Hugo Ribeiro de Almeida 
102
Bonde Bairro Santa Teresinha
Avenida Barão do Rio Branco com Rua Halfeld
Data não informado
Acervo Hugo Ribeiro de Almeida
 101
Avenida Barão do Rio Branco próximo a Rua Gil Horta
Bonde da linha do Bairro São Mateus fotografado do interior de um táxi como podemos ver como era o taxímetro da época
Década de 1970
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
100
Calendário Tribuna de Minas.
Avenida Barão do Rio Branco com Rua Halfeld
Data provável década de 1960
Acervo Charles Oliveira
 99
Calendário Tribuna de Minas
Rua Espírito Santo
Acervo Charles Oliveira
 98
Bonde abandonado
Represa Doutor João Penido
Data provável década de 1970
Acervo Humberto Ferreira
 97
Bairro Rua São Mateus
Bonde na Rua São Mateus
Acervo Humberto Ferreira
 96
Avenida Barão do Rio Branco
Década de 1960
Acervo Humberto Ferreira
95
Avenida Barão do Rio Branco com Rua Benjamim Constant
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira
94
Acidente envolvendo Bonde com um caminhão International
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira 
93
Acidente envolvendo Bonde com Carroça
Data provável década de 1960 
92
Acidente envolvendo Bondes
Data provável década de 1960
Acervo Humberto Ferreira 
91
Parque Halfeld
Avenida Barão do Rio Branco em 1908  
90
Rua Marechal Deodoro em 1920
Acervo Ramon Brandão  
89
Bonde em 10 de Abril de 1969
A última viagem do bonde em Juiz de Fora
Acervo Humberto Ferreira
88
Bonde
Última viagem em 10 de Abril de 1969
 87
Bondes em Juiz de Fora
Em 1880, Félix Schimidt e Eduardo Batista Roquete Franco, assinaram um contrato com o Governo Provincial para a construção e uso de uma linha Férrea para Bondes
Eles construíram a Companhia Ferro Carril Bondes de Juiz de Fora
A cidade foi a primeira de Minas Gerais a ter Bondes, em 1881, foi inaugurada a primeira linha com tração animal
O trajeto era: Rua do Imperador, Halfeld, Rua do Comércio, Espírito Santo e Rua Direita.
Em junho de 1906, começa a circular os primeiros Bondes elétricos trazidos pela Companhia Mineira de Eletricidade
Os Bondes pararam de circular no dia 09 de abril de 1969, e alguns poucos foram doados para clubes e escolas
Um dos Bondes que fazia a linha São Mateus e outro que transportava crianças para o jardim da infância foi levado para o Parque da Lajinha 
Em 1988, estes bondes foram declarados de interesse cultural para o Município
Ponto final do Bonde em 1960 - entre a Avenida Barão do Rio Branco, Rua São João e Rua Santa Rita.
Acervo Humberto Ferreira
86
Acidente envolvendo um Bonde da linha Bairro São Mateus com um caminhão International em Março de 1952 
85
Bonde puxado por tração animal na Avenida Barão do Rio Branco.
Em 1889, a Companhia Mineira de Eletricidade construída uma usina hidrelétrica no Marmelos, 10 km ao sudeste de Juiz de Fora, que foi a primeira usina hidrelétrica, não só em Minas Gerais, mas em toda a América do Sul. Fábricas têxteis floresceu e Juiz de Fora tornou-se conhecida como a "Manchester do Brasil". CME desde luzes de rua da cidade primeiro em 1893 e em 1904 contratou Eduardo Guinle, um agente da General Electric Co., de Nova York, para construir um sistema de bondes elétricos. Guinle encomendou quatro banco 8-bi-direcionais bondes de JG Brill Co. na Filadélfia em 1905 e CME inaugurou a primeira linha de seu sistema de bondes elétrico novo, a partir da estação ferroviária de São Mateus, em 06 de junho de 1906
A foto mostra um carro semelhante ordenou em 1907 
84
Em 1889, a Companhia Mineira de Eletricidade construiu uma usina hidrelétrica no Marmelos, 10 km ao sudeste de Juiz de Fora, que foi a primeira usina hidrelétrica, não só em Minas Gerais, mas em toda a América do Sul. Fábricas têxteis floresceu e Juiz de Fora tornou-se conhecido como "o Manchester do Brasil". CME desde primeiras luzes de Rua da cidade em 1893 e em 1904 contratou Eduardo Guinle, um agente para a General Electric Co., de Nova York, para construir um sistema de bonde elétrico. Guinle encomendou quatro de 8 bondes banco bi-direcionais de JG Brill Co. na Filadélfia em 1905 e CME inaugurada a primeira linha de seu novo sistema de Bondes elétricos, a partir da estação Ferroviária de São Mateus, em 06 de junho de 1906
A foto mostra um carro semelhante, encomendadas em 1907 [Coleção Brill, Historical Society of Pennsylvania]:
83
Avenida Barão do Rio Branco em 1925 
82
Primeiro depósito de Bondes da cidade - tanto para sistemas elétricos ou animal e - estava na Avenida Barão do Rio Branco, na esquina da que hoje é chamado Avenida Presidente Getúlio Vargas
Na década de 1910 CME transferiu suas operações de transporte para um novo grande estrutura por trás de sua sede, o chamado "Castelinho" (pequeno castelo), na Rua Espírito Santo
81
Abrigo de Bondes e oficinas
Construção de um Bonde no portão da nova unidade por volta de 1910
Era localizado ao lado onde hoje e o Castelinho da CEMIG 
80
As pesquisa férreas, do Brasil Diretoria Geral de Estatística de 1912 relatou sete passageiros carros e um carro de trabalho operando em 10 km de trilhos de bitola metros em Juiz de Fora
Entre 1913 e 1915 novas linhas de eléctrico aberto para Tapera , Fábrica , Manoel Honório e Passos e, em 1918 ordenou mais dois Bondes da Brill , os números 10 e 11
CME continuou a encomendar peças de Brill , mas depois construiu a sua própria equipamento em suas lojas por trás do " Castelinho " : mais 10 carros de 8 banco numeradas 12-21 e nove modelos de 13 bancada numeradas 22-30
A fotografia tirada em 15 de Outubro de 1920, mostra diretores CME na frente de seu primeiro modelo de 8 banco, provavelmente numeradas 12 Ao contrário dos primeiros carros Brill , tinha fechado plataformas nas extremidades 
79
Avenida Barão do Rio Branco a principal Rua da cidade
Data provável 1920
A vista é o sul, em direção a Passos Pista era única, com "afluência" a cada poucos quarteirões onde os Bondes vão em direções opostas poderiam passar.
78
Em 1935 CME removido da linha de bonde da estação de estrada de ferro e estabeleceu um novo terminal de eléctricos em frente ao Hotel Renascença, na Rua Paulo Frontin
A vista aqui é a noroeste. Isso é parte da estação ferroviária à direita
Em vez de o percurso em zigue-zague pela Avenida Presidente Getúlio Vargas e Rua Halfeld, os bondes agora virou da Rua Espírito Santo na Rua Paulo Frontin 
77
Rua Paulo Frontin
Esse é o hotel à direita
A estação ferroviária
O bonde está se preparando para transformar o oeste na Rua Marechal Deodoro  
Data não informada 
76
Bonde da linha Passos no final da parte baixa da Rua Halfeld quase esquina com a Avenida Francisco Bernadino podemos ver o Grande Hotel Renascença a direita
Data provável década de 1940
75
Uma reunião de equipe CME e motormen tramcar em 1940
Da esquerda para a direita - em pé: Nelson Salles, Ary Araújo, José da Costa, desconhecido, Antônio Carlos; sentado: Valdir Fernandes, José Benetelli, João Filgueiras; frente: desconhecido, Eloi Mendes, Urias ("Borracha") 
74
Avenida Barão do Rio Branco
Década de 1940
Em 1945 Ferro-Carris fez um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística relatou 30 carros de passageiros e quatro carros de trabalho em Juiz de Fora. A frota de bonde estava completa 
73
Bonde no terminal da linha do Bairro São Mateus em 1950
72
Bilhete ou Passagem de Bondes
Esta é uma história do sistema Ferroviário de Rua na segunda maior cidade (depois de Belo Horizonte), no estado Brasileiro de Minas Gerais
Ele tem um nome peculiar
No século XIX um "Juiz de Fora"
Literalmente Juiz de Fora - foi um Deputado magistrado que o Governo Brasileiro atribuiu a um pequeno lugar que não tem um sistema judicial adequada
A fazenda de propriedade de um Juiz de Fora perto de Santo Antônio do Paraibuna, em Minas Gerais tornou-se conhecido por esse termo, e o termo acabou por ser aplicado à própria cidade
Fundada em 1850, Juiz de Fora está localizado na parte sul de Minas Gerais, a 150 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro
População foi de cerca de 20.000, em 1910, cerca de 200.000 em 1960, e é um meio milhão hoje
1.600 milímetros linha de bitola Estrada de Ferro Dom Pedro de II do Rio de Janeiro chegaram a Juiz de Fora em 1875 (a ferrovia foi renomeada Central do Brasil, em 1889) e o medidor de bitola EF Juiz de Fora a Piau (mais tarde Leopoldina Railway) abriu em 1884
Juiz de Fora foi a primeira cidade do estado de Minas Gerais a ter uma Ferrovia de Rua, uma linha de tração animal inaugurada pelo Ferro Carril Bondes de Juiz de Fora em 15 de março 1881
Aqui é uma ampliação de um dos seus bilhetes [Julio Meili, Das Brasilianische Geldwesen (Zurique, 1903); vol. 3 "Bilhetes de Omnibus, Barcas e Bonds,prato 642.
71
Os únicos Bondes que existiram para o transporte escolares para crianças no mundo ocorreu em Juiz de Fora
Esta é uma história do sistema ferroviário de Rua na segunda maior cidade (depois de Belo Horizonte), no estado brasileiro de Minas Gerais
Ele tem um nome peculiar. No século XIX um "Juiz de Fora" - Literalmente, Juiz de Fora - foi um Deputado magistrado que o governo Brasileiro designado para um lugar pequeno que não tem um sistema adequado judicial
Uma fazenda de propriedade de um de Juiz de Fora perto de Santo Antônio do Paraibuna, em Minas Gerais tornou-se conhecido por esse termo, e o termo acabou por ser aplicado à própria cidade
Fundada em 1865, Juiz de Fora está localizado na parte sul de Minas Gerais, a 150 km ao norte da cidade do Rio de Janeiro
A População era de cerca de 20.000, em 1910, cerca de 200.000, em 1960, e é hoje um meio milhão.
Estrada de Ferro Dom Pedro II, linha de bitola mm do Rio de Janeiro chegaram a Juiz de Fora em 1875 (a ferrovia foi renomeado Central do Brasil em 1889) e o medidor de calibre EF Juiz de Fora a Piau (mais tarde Leopoldina Railway) abriu em 1884
Juiz de Fora foi a primeira cidade no estado de Minas Gerais a ter uma ferrovia rua, uma linha de animal alimentado inaugurada pelo Carril Ferro Bonds de Juiz de Fora em 15 de Março de 1881 
70
Coleta de tarifas
Década de 1940
69
A cena festiva em um local não identificado. Apenas duas linhas de bonde na cidade corria ao longo de encostas íngremes: a linha São Mateus mostrado acima, e a Avenida Francisco Valadares da linha Poço Rico . Alguns dizem que os bondes nunca correu na última rua. Esta fotografia pode ser uma prova de que eles fizeram
[col. Manoel Marcos Monachesi]:
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Esta vista de cartão postal da Avenida Barão do Rio Branco foi publicado em 1950
O "circuito laço" em torno Ruas Marechal Deodoro e Paulo Frontin tinha fechado e os Bondes estavam terminando suas corridas em plataformas na Avenida Barão do Rio Branco
O condutor do Bonde da esquerda foi baixando a polo carro para a viagem de retorno
Motorneiro do carro andou para a frente para assumir os controles na outra extremidade
O nome a bordo de um bonde de destino indicado seu percurso, independentemente da direção
Reparem um posto de combustível que parece ser onde atualmente e o Fórum 
67
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964.
A imagem mostra dois carros de 8 de bancada e um Bonde esperando estação na Avenida Barão do Rio Branco
66
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Avenida Barão do Rio Branco
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Largo do São Roque 
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
O dilema de via única: a cada "aparecimento" Bondes tiveram de esperar a chegada de um outro Bonde indo na direção oposta 
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Largo do São Roque 
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Os passageiros frustrados e equipes de bonde em carros 3 e 4 
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Largo do São Roque 
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Eventualmente Bonde 5 chegou e a mulher e o menino pode ir para o Bairro Santa Teresinha
Carros 3 e 4
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Bairro Mariano Procópio
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
De acordo com as notas do fotógrafo, eléctrico 3 nesta foto foi em direção ao sul na Rua Ewbank da Câmara
Ele estava vindo do Bairro Bonfim
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Esta fotografia mostra o terminal da linha de Bonfim, na Rua Barão de Retiro
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Bairro Santa Terezinha 
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Neste ponto de vista, construído localmente eléctrico 17 é dirigido para o Bairro Santa Teresinha
Ele acaba de cruzar a ponte sobre o rio Paraibuna e está viajando para o norte na Rua Rui Barbosa
O Fotógrafo foi virada a sul. O monte na distância é o Morro do Imperador, no topo de uma estátua de Cristo que tem vista para a cidade
Quando foi construído, esta linha atravessaram o Rio Paraibuna em um cavalete de aço estreito
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
O Bonde eléctrico número (9) foi o mais famoso Bonde em Juiz de Fora e foi, talvez, único no mundo a fazer o transporte de estudantes
Uma vez que todos os seus carros eram modelos abertos, Companhia Mineira de Eletricidade.
Este era cercado nas laterais para torná-lo seguro para as crianças.
O Bonde coletava jovens estudantes a cada dia e os levou para o "Jardim de Infância" (jardim de infância) no cruzamento da Avenida Barão do Rio Branco e Rua dos Andradas
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Avenida Barão do Rio Branco
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Primeiro Bonde de 4 eixos da cidade entrou em serviço em 1927
A origem dos nove grandes carros numerados 22-30 é incerto
Entusiastas do Bonde que visitaram o Depósito na década de 1960 foi-nos dito que os carros grandes vieram de "St. Louis"
Mas as listas de ordem de St. Louis Car Co. não apresentam pedidos de Juiz de Fora
Se, como alguns afirmam, eles foram construídos pela C.M.E, seu chassis e órgãos de rolamento (rodas) pode ter vindo do sistema de Bondes em Belo Horizonte, que usou a mesma bitola
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Bonde 28 na Avenida Barão do Rio Branco perto do cruzamento dessa via com a Rua Oswaldo Aranha
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Grandes Bondes 24 e 28 de passagem perto da Rua Oswaldo Aranha
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Bondes 27 e 29, no extremo sul da Avenida Barão do Rio Branco
No detalhe a construção da Santa Casa de Misericórdia
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Bondes de 13 bancada 26 e 30 no terminal da linha de Passos na Rua Moraes de Castro
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Olhando para nordeste na Rua São Mateus
A linha de São Mateus foi a primeira linha elétrica aberta na cidade, em 1906, foi o mais movimentado no sistema, e foi o último a fechar  O novo depósito de Bondes foi localizado nesta linha
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Bairro São Mateus
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Um dos três ramais na Rua São Mateus
51
Bairro Mariano Procópio
Podemos ver a direita a sede da A.S.E
Bonde número 1 em um comparecimento na Rua Mariano Procópio
Este Bonde era usado na manutenções dos ramais
50
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964.
Bonde 28 está na periferia da cidade, se aproximando do final da linha, na Rua São Mateus
Observe o mau estado da Rua
49
Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
Bondes abertos foram sempre playgrounds para meninos
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
A tripulação e os passageiros do Bonde 28 - bem como os residentes locais - posou para o fotógrafo no terminal São Mateus
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
A tripulação e os passageiros do Bonde 28 - bem como os residentes locais - posou para o fotógrafo no terminal São Mateus
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Foto tirada em uma quarta-feira 22 de Abril de 1964
O fim da linha São Mateus, na Rua São Mateus
O edifício em segundo plano, ligeiramente alterada, ainda está lá hoje
45
Oitenta e oito anos de serviço de transporte ferroviário de Rua em Juiz de Fora chegou ao fim em 10 de abril de 1969
Col. Manoel Marcos Monachesi
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Bonde com alunos da Escola Infantil
Este Bonde pode ser o único no mundo usado no transporte Escolar
Data provável década de 1960 
43
Rua Gustavo Freire em frente ao depósito de Bondes
A energia foi restaurada
A data de suas fotos é desconhecida, mas foi, sem dúvida, em algum momento no fim de semana, 11, 12 ou 13 de Abril de 1969
Acervo João Resende 
Acervo Ana Maria Ribeiro de Oliveira
42
Prefeito Itamar Franco - que mais tarde seria presidente do Brasil - fechou a Juiz de Fora do sistema de Bondes na noite de quinta 10 de abril de 1969
Os veículos foram 40-65 anos, os trilhos estavam em má forma, e sem uma extensa reconstrução da rede de via única não poderia mais fornecer transporte adequado para a cidade crescer
A foto mostra o prefeito (sem gravata) e os funcionários perplexos da companhia de bondes prestes a pegar o carro 30 em sua temporada final
Acervo Manoel Marcos Monachesi
41
Bonde 9 em outro momento
A data, circunstâncias e autor desta fotografia são desconhecidas - mas o carro tem a mesma farda como nas anteriores imagens a cores, por isso pode ter sido tomada naquele mesmo fim de semana. É a última vez que estas crianças vão jogar na sua grande brinquedo favorito 
Acervo Manoel Marcos Monachesi
 40
Bonde no Museu Mariano Procópio em Abril de 1981
39
Bonde em Parque infantil da Associação Atlética Banco do Brasil
Data não informado
 38
Uma visão mais distante do Bonde
O seu número de frota não pôde ser determinada
Data e local não informado 

 37
Uma visão mais próxima do Bonde
O seu número de frota não pôde ser determinada
Data e local não informado 
36
Bondes no Parque da Lajinha em 2001
 35
Bonde no Parque da Lajinha em 2001
34
Parque da Lajinha
Data não informado
Uma placa no visor fornece uma descrição e uma breve história de cada Bonde 
33
Avenida Barão do Rio Branco com Rua Halfeld
Data provável década de 1930  
32
Bonde na Avenida Barão do Rio Branco
Data não informado 
 31
Avenida Barão do Rio Branco
Bonde Escola Infantil
Acervo Ramon Brandão
30
Acidente de trânsito envolvendo um Bonde e uma Simca
Data provável década de 1960
Acervo Ramon Brandão
29
Avenida Barão do Rio Branco
Vista da esquina da Floriano Peixoto
O primeiro prédio à direita é a Antiga Loja Maçônica Fidelidade Mineira
Data provável 1895
Reparem no Bonde puxado a cavalo
28
Bairro São Mateus
Bonde
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira  
 27
Abrigo de Bondes
Este abrigo de Bondes ficava na Rua Espírito Santo ao lado do Castelinho da CEMIG
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira 
26
Bairro São Mateus
Bonde
Data não informado
Acervo Humberto Ferreira 
25
Ultima viajem do Bonde  
Década de 1960
Acervo Bianca Barreto
 24
Cobertura no meio da Avenida Barão  do Rio Branco era originalmente, parada central dos Bondes
Década de 1960
Depois, por algum tempo, foi parada de ônibus, após a extinção dos Bondes
Demolida, creio quando das obras de reforma da via, nas décadas de 1970
Acervo Humberto Ferreira  
23
Bonde Linha Bairro São Mateus
Rua São Mateus
Ponto final em 1966
A Kombi encontra-se parada em frente a Fundação Espírita João de Freitas
Acervo Sonia Pinto Coelho
Foto Extraída do Blog Maria do Resguardo
22
Bairro São Mateus
Candidato a Vereador Luiz Sefair em 1969
Acervo Humberto Ferreira
 21
Praça da Estação
Avenida Francisco Bernadino
Bonde passando em frente a Estação Ferroviária
Data não informado
20
Motorneiros em pose para Foto
Bonde da Escola Infantil
Data provável década de 1960
Acervo Humberto Ferreira 
 19
Ultima viagem do Bonde em 10 de Abril de 1969
Acervo Ramon Brandão
 18
Ultima viagem do Bonde em 10 de Abril de 1969
Acervo Ramon Brandão 
17
Bonde da Escola Infantil
Maria Antonieta Gonçalves costa comentou:Rua Espírito santo
Prédio da construtora Pantaleone Arcuri
 16
Avenida Barão do Rio Branco esquina com Rua Floriano Peixoto em Janeiro de 1964
Acervo Roberto Dornellas ou Jorge Couri
 15
Avenida Barão do Rio Branco
Décadas prováveis 1920 ou 1930
14
Praça da Estação
Década de 1950
Acervo Marcelo José Lemos
13
Bairro  Mariano Procópio
Rua Mariano Procópio
Acervo Charles Oliveira
12
Avenida Barão do Rio Branco
Linha São Mateus em 1948
Acervo Carlheing Hahmann
11
Bonde
Avenida Barão do Rio Branco
Data não informado
Acervo  Humberto Ferreira
10
Bonde
Meio de transporte e também uma atração para as crianças e adultos.
Bonde, provavelmente ponto final
Data não informado
09
Bonde, provavelmente ponto final
Pela presença do Trem, com a linha em nível superior à Rua
Deve ser em frente ao Museu Mariano Procópio.
Acervo Humberto Ferreira
08
Fim da era dos Bondes
Foto do última dia de circulação deles em 1969
07
Avenida Barão do Rio Branco em 1960
Detalhe para a legenda da foto
06
Avenida Barão do Rio Branco em 1944
05
Avenida Barão do Rio Branco
Década de 1940
04
Batida entre um Bonde e um Ford 22 na Rua Paulo de Frontin
Acervo Eduardo Tipotti
03
Avenida Barão do Rio Branco em 1928
A esquerda o Parque Halfeld bem como o Colégio Mineiro
02
Avenida Barão do Rio Branco em 1907
Detalhe para o Bonde elétrico que já circulava na cidade, Juiz de Fora foi a primeira cidade de Minas Gerais a ter Bondes
A primeira linha com tração animal foi inaugurada em 1881
Em 1904, foram importados oito veículos elétricos, inaugurando o sistema da Companhia Mineira de Eletricidade em 1906
01
A imagem mostra dois Bondes trafegando pelas ruas de Juiz de Fora em 1963
Percorriam a linha São Mateus
Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, uma das mais antigas implantadas nesta cidade 


6 comentários:

  1. Espetacular essas fotos, parabéns a seus idealizadores.

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    1. Bom dia muito obrigado
      A equipe de contribuidores agradece
      Volte sempre
      Abraço

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  2. a foto 17 é na rua Espirito santo.. prédio da construtora Pantaleone Arcuri.

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    1. Bom dia prezada Maria Antonieta Gonçalves costa
      Muito obrigado pelas informações
      Com certeza foram muito bem vinda e estarei atualizando
      Abraço

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  3. Gostaria de ver fotos do prédio onde funcionou o Jardim Mariano Procópio.

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    1. Boa Noite
      Irei encaminhar sua solicitação ao grupo de Contribuidores e espero que possamos ter êxito
      Muito Obrigado
      Abraço

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